É ato educativo escolar supervisionado conjuntamente pela FCA/Unicamp e pela parte concedente de estágio e caracteriza-se como obrigatório quando é exigido pelo Catálogo e realizado concomitantemente à matrícula na disciplina de estágio. A gestão dos estágios dos alunos da FCA é compartilhada entre o SAE e a Diretoria de Ensino: cabe ao SAE a parte documental de registro de empresa no sistema SAE Estágios e geração e recebimento do Termo de Compromisso; já à Diretoria de Ensino, cabe a aprovação do Plano de Atividades inserida pela empresa no Sistema SAE, a matrícula dos alunos nas disciplinas de estágio e a dispensa do estágio obrigatório segundo critérios definidos no Manual do Estágio Obrigatório. Atualmente há previsão de dispensa para os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Administração e Administração Pública, quando o aluno já trabalha na área, entre outros casos previstos.

Procedimentos para o(a) servidor(a)/estudante:

Acessar o Manual do Estágio Obrigatório e seguir os passos explicitados no manual.