logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



A Universidade pode prestar serviços a pessoas físicas, entidades externas, públicas ou privadas, de maneira regular e perene ou por prazo específico, em áreas de sua competência acadêmica e técnica.


A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) presta serviços especializados, através das Áreas de Prestação de Serviços (APS), como: elaboração de pareceres, realização de ensaios ou análises técnicas, assessoria, consultoria, perícia, assistência e orientação profissional em algumas áreas do saber. Para mais informações, consulte as Áreas de Prestação de Serviço da Unidade;

Também pode firmar convênios de extensão para prestar serviços, atividades de assessoria, consultoria, perícia, assistência, orientação profissional, visando à aplicação e difusão dos conhecimentos científicos, culturais, artísticos e tecnológicos.


Além disso, os docentes da Faculdade podem emitir pareceres científicos, elaborar respostas a consultas sobre assuntos especializados, assessoria, consultoria, perícia, assistência e orientação profissional. Tais atividades devem tramitar como Exercício Simultâneo de Atividades (contatar a Seção de Gestão de Pessoas) nos casos em que o demandante não exija a emissão de Nota Fiscal, ou seja, o docente pode prestar o serviço como pessoa física.