Objetivo: Preparar os alunos para extrair os dados necessários para a adequada construção dos indicadores de pobreza e desigualdade a partir das fontes de dados existentes; Capacitar os alunos para a construção, a análise e a interpretação das principais medidas de pobreza e desigualdade relativas às suas localidades de interesse; Treinar os alunos para produzir indicadores de pobreza e desigualdade desagregados por variáveis demográficas, econômicas e espaciais; Instrumentalizar os alunos para que avaliem criticamente os resultados obtidos, de modo a refletirem sobre a formulação e implementação de políticas públicas focadas.

Ementa (disciplinas obrigatórias): Introdução: Definições e conceitos de pobreza e de desigualdade; Principais medidas para mensuração e análise; Pobreza, desigualdade e políticas públicas; Acesso às principais plataformas de dados e às fontes de dados para estudo de pobreza e desigualdade; Manipulação de softwares básicos para extração e cálculo dos indicadores; Laboratório de construção e interpretação de linhas de pobreza; Prática de criação e análise de indicadores uni e multidimensionais de pobreza; Laboratório de construção e interpretação de medidas de desigualdade; Seleção de variáveis complementares para estudos sobre pobreza e desigualdade; Laboratório de espacialização de indicadores e medidas; Treinamento para construção de relatórios.

Pré-requisito: Nível MÉDIO completo.

Público-alvo: Gestores ligados à formulação e implementação de políticas públicas para combate e erradicação da pobreza e da desigualdade; Pesquisadores de qualquer área do conhecimento interessados em se aprofundar no estudo da pobreza e da desigualdade; Pós-graduandos, de qualquer instituição, interessados em desenvolver projeto de pesquisa com a temática de pobreza e desigualdade.

Responsável: Prof. Dr. ALVARO DE OLIVEIRA D ANTONA