Objetivo: Promover a reflexão integrada de questões sociais e espaciais para gestores públicos envolvidos com as questões em torno da vulnerabilidade; Apresentar metodologias e aplicações de indicadores populacionais e espaciais para diagnóstico e enfrentamento da vulnerabilidade num contexto teórico interdisciplinar; Oferecer uma perspectiva compreensiva das relações entre dinâmicas e processos que afetam as políticas públicas.
Ementa: Importância, composição, uso e aplicações de indicadores em políticas públicas. Relações entre dinâmica demográfica, vulnerabilidade e políticas públicas urbanas. Os desenhos institucionais, a gestão e a produção e difusão de dados e informações. Vulnerabilidade, riscos e resiliência enquanto conceitos operacionais para gestão pública. Manuseio de fontes de dados e indicadores socioeconômicos, demográficos, ambientais, de saúde, entre outros. Integração de dados populacionais e espaciais. Práticas e aplicações de indicadores de políticas públicas para diagnóstico e compreensão da vulnerabilidade.
Pré-requisito: Ensino Superior
Público-alvo: Gestores e funcionários da carreira pública municipal, estadual e/ou federal atuantes em áreas que tocam os temas do curso: urbanização, meio ambiente, saúde, entre outros.
Responsável: Prof. Dr. Eduardo José Marandola Júnior