Objetivo: Habilitar o aluno a entender os conceitos de programação em linguagem Matlab, para não só adquirir prática na utilização dos principais softwares, mas entender a fundamentação e as condições teóricas que validam os resultados obtidos em cada problema. Dessa forma, o aluno deverá ser capaz de em relação à programação: criar e interpretar algoritmos e programas destinados à resolução de um problema bem definido. Pretende-se com este curso ampliar o número de pessoas que utilizam e elaboram programas de computador com maior confiança, tendo em vista que esta é uma habilidade primordial na sociedade atual. A linguagem Matlab oferece facilidades que irão incentivar os alunos a não só aprender uma linguagem de computador, mas continuar a empregar em suas vidas conceitos de programação.

Ementa (disciplinas obrigatórias): 1. Introdução ao Matlab a. O espaço de trabalho b. Elementos do espaço de trabalho c. Iniciando o Matlab d. Controle das variáveis criadas e. Mais funcionalidades 2. Estruturas de dados: Vetores e Matrizes a. Construção de vetores b. Construção de matrizes c. Operações com vetores e matrizes 3. Gráficos a. Gráficos 2D b. Gráficos 3D 4. Programas e Arquivos a. Criando programas em Matlab b. Escopo de variáveis c. Estruturas de controle: repetição e seleção d. O Jodo do Caos e. Jogo de cartas f. Miscelânea g. String de caracteres h. Entrada e saída de dados 5. Problemas matemáticos a. Sistemas Lineares b. Polinômios c. Interpolação e ajuste de curvas d. Otimização e. Matemática Simbólica: derivada e integral

Pré-requisito: Ensino Superior

Público-alvo: Alunos de Pós-Graduação e Graduação de Áreas Afins.

Responsável: Prof. Dr. Aníbal Tavares de Azevedo