Objetivo: Habilitar o aluno a entender os conceitos de otimização, para não só adquirir prática na utilização dos principais softwares, mas entender a fundamentação e as condições teóricas que validam os resultados obtidos em cada problema. Dessa forma, o aluno deverá ser capaz de em relação à otimização: criar e interpretar modelos matemáticos de otimização linear e inteira, transcrever e resolver os modelos em GUSEK.

Ementa (disciplinas obrigatórias): 1. Introdução à otimização: máximos e mínimos, modelos de dimensionamento de lotes; 2. Introdução à programação linear: resolução gráfica, simplex, modelagem matemática; 3. Aplicações e Extensões da programação linear: problema da mistura e problema de transporte; 4. Programação inteira: problema de designação; problema da mochila; 5. Problemas combinatórios clássicos: caixeiro viajante, alocação de tarefas em 1 máquina e em máquinas paralelas, Job shop e Flow Shop.

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Profissionais de TI; Analistas de Crédito/Risco/Operações; Analistas de Demand/Supply Chain; Desenvolvedores de Sistemas ERP/APS; Analistas Funcionais de Gestão Empresarial; Operadores Logísticos Profissionais de PCP; Alunos de Pós-Graduação e Graduação de Áreas Afins.

Responsável: Prof. Dr. Anibal Tavares de Azevedo