Objetivo: Proporcionar ao aluno condições de desenvolver, por meio do raciocínio lógico, modelos matemáticos e programas de computador que empreguem os conceitos de programação inteira Além disso, o aluno será habilitado para empregar e avaliar os resultados obtidos de pacotes computacionais destinados aos problemas de programação inteira, bem como desenvolver meta-heurísticas.

Ementa (disciplinas obrigatórias): I. Meta-heurísticas: a. Conceitos comuns; b. Busca Local; c. Simulated Annealing. d. PSO; II. Problemas de Programação Inteira: a.Problema do Caixeiro Viajante; b.Roteamento de Veículos; c.Problema da Mochila; d.Problema de localização; e.Flow-shop e Job-shop; f.Time-tabling.

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Profissionais de TI; Analistas de Crédito/Risco/Operações; Analistas de Demand/Supply Chain; Desenvolvedores de Sistemas ERP/APS; Analistas Funcionais de Gestão Empresarial; Operadores Logísticos Profissionais de PCP; Alunos de Pós-Graduação e Graduação de Áreas Afins.

Responsável: Prof. Dr. Anibal Tavares de Azevedo