Objetivo: Fornecer informações e conhecimentos tecnológicos sobre a área de metalurgia e materiais para escolha e seleção adequada de materiais com possível otimização de parâmetros de processos com responsabilidade socioambiental. Objetiva-se também apresentar as relações entre microestrutura dos componentes e suas propriedades como função da parametrização do processo de fundição/solidificação, bem como análise da modificação microestrutural e tratamentos térmicos com intuito de melhoria do aspecto visual e das propriedades das peças fabricadas com ligas de baixo ponto de fusão.

Ementa: Metalurgia física – elementos de microestruturas – estruturas e propriedades de ligas não-ferrosas. Ligações atômicas. Estrutura atômica. Estrutura e propriedades dos metais e ligas metálicas. Soluções sólidas. Defeitos puntiformes. Difusão. Discordâncias e deformação mecânica. Tratamentos de homogeneização e solubilização. Tratamento de precipitação (ou de envelhecimento. Mecanismos de endurecimento. Diagrama de Equilíbrio: sistemas de ligas de estanho (Sn-Pb, Sn-Zn, Sn-Ag, Sn-Bi, Sn-Cu) e sistemas de ligas de Zinco. Introdução aos métodos de caracterização dos materiais. Técnicas de caracterização de superfície. Solidificação de metal puro e ligas: nucleação e crescimento. Super-resfriamento constitucional e crescimento dendrítico. Macroestruturas de solidificação, microsegregação, macrosegregação, homogeneização, defeitos de solidificação. Moldes permanentes e moldes colapsáveis. Correlação microestrutura e propriedades mecânicas. Noções de brasagem: ciclos térmicos, ligas e fluxos de brasagem.

Carga Horária: 30 horas

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Destinado aos profissionais da área de projeto, design, qualidade, controle e desenvolvimento de produtos e processos, e também aos operadores de máquinas operatrizes. Destina-se ainda ao treinamento e atualização de fundidores de jóias e semijóias utilizando-se de ligas de baixo ponto de fusão, gerentes de área e profissionais ligados a área de vendas e marketing de produtos da área de jóias em geral. Em particular àqueles profissionais que desejam elevar seus conhecimentos quanto às técnicas de análises metalúrgicas e otimização de processos.

Professor responsável: Prof. Dr. Wislei Riuper Ramos Osório