Objetivo: Capacitar os alunos em ferramentas e técnicas de melhoria contínua e produção enxuta utilizando o jogo Lean Board Game. O participante irá aprender a enxergar desperdícios e promover mudanças significativas nos processos fabris e administrativos, gerando ganhos reais de produtividade e lucro.

Ementa: História do Lean Manufacturing; Conceitos básicos; terminologias; desperdícios; Agregação de Valor; Mapeamento do Fluxo de Valor; Conceitos de 5S; Fluxo Contínuo; Sistemas a Prova de Erros; FMEA; Poka Yoke; Jidoka; Produção Puxada; Heijunka; Trabalho Padronizado; balanceamento de operadores; Redução de Setup; Manutenção Produtiva Total; Layout Celular; Conceitos de montagem de fábrica; Dinâmicas.

Carga Horária: 48 horas.

Pré-requisito: não há.

Público-alvo: Profissionais e estudantes interessados em Melhoria Contínua.

Professor responsável: Prof. Dr. Cristiano Torezzan