Objetivo: Transmitir a estudantes e profissionais das áreas biológicas e da saúde noções básicas sobre cultura de células e sua aplicação.

Ementa (disciplinas obrigatórias): Introdução à cultura de células. Limitações: Vantagens e Desvantagens; Tipos de culturas de células: Células passíveis de cultivo e sua biologia em cultura; Requisitos necessários para manutenção de células em cultura: O laboratório de cultura de células, assepsia e esterilização; Requisitos básicos para crescimento celular in vitro. Preparo de meios, soluções e métodos de manutenção à curto e longo prazo: Repique e criopreservação; Análise da viabilidade celular e testes de citotoxicidade; Agentes utilizados para induzir transformação em cultura de células; Aplicação de avaliações imunocitoquímicas.

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, profissionais atuantes nas áreas de Nutrição, Esporte, Biologia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Biotecnologia e áreas afins.

Responsável: Profa. Dra. Adriana Souza Torsoni

Clique aqui e inscreva-se.