Objetivo: Possibilitar ao estudante a oportunidade de conhecer e discutir as diferenças entre Revisão da Literatura Tradicional (ou Narrativa), Sistemática e Metanálise, bem como sua aplicação no campo da saúde baseada em evidências e na formulação e avaliação de programas e políticas públicas. Capacitar os estudante a ler, interpretar, utilizar e elaborar Revisões Sistemáticas e Metanálise com criticidade.

Ementa: Revisão Sistemática, Tradicional ou Narrativa. Revisão Sistemática de Ensaios Controlados (Estudos de Intervenção) e de Estudos Observacionais. A Colaboração Cochrane. Protocolo de Revisão Sistemática de Ensaios Controlados. Bases de dados bibliográficos e estratégias de identificação dos estudos. Programas de gerenciamento de referências. Seleção e análise de qualidade dos estudos. Extração de dados e Metanálise.

Carga Horária: 30 horas

Pré-requisito: Ensino Médio

Público-alvo: Profissionais e estudantes de cursos superiores da área de saúde, alunos de iniciação científica, de pós-graduação e demais interessados.

Professor responsável: Profa. Dra. Julicristie Machado de Oliveira