Audiodescrição: imagem em preto e branco,

Sala de aula na Fundação Casa em Campinas

Quando foi procurada pela promotora Camuzzo durante a pandemia para ajudar os adolescentes da Fundação Casa que estavam sem aula, Santiago chamou Josely Rimoli, do Colmeias, que aceitou o desafio e levou o cursinho virtual para a fundação no segundo semestre de 2022. O resultado foi surpreendente: cinco aprovações e uma formatura no ensino médio.

Uma das meninas passou na Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e a outra, em Biomedicina. Dois meninos passaram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em São João da Boa Vista (em Mecatrônica e Química) e outro gabaritou na redação de uma universidade privada, que lhe ofereceu 100% de bolsa. Ele, entretanto, pretende prestar vestibular para tentar Educação Física na Unicamp. “Estamos em êxtase. Não esperávamos tantas aprovações. É uma imensa alegria”, disse Rimoli. O cursinho pré-vestibular Colmeia – Limeira, coordenado por Rimoli e Maialle, ficou muito conhecido antes mesmo de se expandir para o modelo virtual. Só em Limeira, nas aulas presenciais, chegou a ter 1.361 inscritos para 350 vagas. Na pré-seleção, eles fazem uma avaliação socioeconômica e um vestibulinho com cotas.

Com alcance agora nacional, em alguns meses, criaram-se turmas especiais para indígenas e quilombolas, populações com dificuldade de acesso que vivem em locais remotos. Quando surgiu a demanda da parte da Fundação Casa, os professores bolsistas da Unicamp precisaram preparar conteúdos específicos para cada turma.

O estudante de Matemática Alessandro Roberto de Assumpção Júnior, de 25 anos, assumiu pela primeira vez uma sala de aula no cursinho virtual do Colmeias, ainda que já tivesse feito estágio antes. As turmas de indígenas e de quilombolas e agricultores foram desafiadoras. “Com os adolescentes da fundação, foi tudo novo. Não podíamos ter muita informação sobre eles, o acesso que eles tinham ao material era diferente. Mas foi surpreendente a forma como eles abraçaram a ideia. Eram os que mais tiravam dúvidas e participavam”, lembra Assumpção. “Deu muito certo. Foi um dia muito feliz quando soubemos das aprovações.” Assumpção continua dando aula no cursinho virtual como bolsista e acha importante que o programa cresça. “O Colmeias leva ajuda a pessoas que precisam ser ajudadas.”

Para ler a matéria completa, acesse este link no Portal da Unicamp.

Audiodescrição: imagem em preto e branco,

Profa. Josely Rímoli, docente da FCA e Coordenadora do Cursinho Colmeias juntamente com o Prof. Marcelo Maialle