evento muriel

Ocorre hoje, virtualmente, às 19h no canal da Faculdade no YouTube, o webinário de lançamento da Uni.Sociedade, a Plataforma Digital de Engajamento da Unicamp com a sociedade. Nela estão cadastrados quase 300 projetos e programas de extensão e o objetivo da iniciativa é fomentar as relações entre a Universidade e os diversos atores sociais, promovendo mais oportunidades para que a população não só conheça, mas participe ativamente daquilo que é produzido na Unicamp.

Como explicam os idealizadores, a pandemia de COVID-19 provocou severas alterações nas dinâmicas da vida em sociedade, atingindo indivíduos, comunidades e organizações, acirrando as desigualdades sociais, amplificando as situações de exclusão já presentes no cotidiano dos países. "Nesse contexto, as universidades, especialmente as públicas, têm um papel fundamental no enfrentamento dos maiores desafios e crises sociais. Para isso, as universidades, além da formação de estudantes e pesquisa, têm oferecido uma série de ações de extensão e cultura para a sociedade. Apesar disso, as universidades e suas atividades, permanecem desconhecidas das pessoas e comunidades de seu entorno. Esse também é o caso da Unicamp que é comumente reconhecida apenas por seus serviços de saúde. Nesse contexto, são essenciais as formas de se publicizar recursos e capacidades da Unicamp para outros atores da sociedade, facilitando a concretização de parcerias e o acesso da população a suas atividades, conhecimento e infraestrutura. Assim, esse projeto propõe a criação de uma plataforma de engajamento com a sociedade que auxiliará a Unicamp a divulgar seus recursos e capacidades para outros atores da sociedade. A Uni.Sociedade é uma Plataforma digital de engajamento da Unicamp com os demais membros da sociedade que nasceu em 2022 de um projeto financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. Tem como objetivo apresentar e conectar os demais membros da sociedade com os projetos e programas de extensão da Unicamp. Para tanto, lista as principais informações de alguns dos principais projetos e programas de extensão da universidade e de seus responsáveis."