cxvvxcv

Cursinho Popular Colmeia – Jovens Construindo Seus Projetos de Futuro completou dez anos em Limeira em 2020. Em 2020 e 2021, alunos e professores precisaram se adaptar à nova realidade das aulas online, devido à pandemia, mas mesmo assim foram vários os candidatos aprovados em vestibulares de universidades públicas federais e estaduais. Houve aprovados em medicina, engenharias, artes cênicas, biologia, e etc.

Segundo a Profa. Josely Rímoli e Prof. Marcelo Maialle (coordenadores do projeto), esta foi mais uma importante vitória do cursinho, que a cada ano fica mais conhecido em Limeira e região. "Estamos muito motivados com o crescente número de aprovações de nossos alunos em cursos de excelência, em universidades públicas brasileiras. Estamos retomando as aulas presenciais com muita felicidade", disse a Professora.

O Cursinho Colmeia irá abrir ainda neste semestre uma edição virtual para todo o Brasil e que contemplará indígenas, quilombolas e filhos de agricultores.

Confira a história do início do curso e alguns depoimentos importantes:

Nascido em 2009 durante uma aula de “Ética e Cidadania” do curso de Engenharia de Produção, o projeto de extensão começou a funcionar em 2010. Atualmente é oferecido pela Faculdade em parceria com a Prefeitura de Limeira/Secretaria de Educação e recebe estudantes das 5 regiões da cidade. No início, o cursinho ocupava apenas uma sala do centro comunitário, os professores eram voluntários e a iniciativa ainda não era muito conhecida na cidade. Atualmente o Colmeia ocupa toda a estrutura do prédio, os professores são bolsistas, um lanche é proporcionado aos alunos e há um processo avaliativo para selecionar professores e também alunos, devido à alta procura por vagas.

Além de curso pré-vestibular, o Colmeia tem como objetivos colaborar na sociabilidade, estimular a rede social “Centro Comunitário e FCA”, preparar para o ingresso em cursos profissionalizantes e orientar para entrevistas de processos seletivos.

O projeto é voltado para jovens domiciliados em Limeira, sem nível superior, que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em particulares com bolsa de estudos e que possuam renda familiar mensal per capita não excedente a dois salários mínimos. Muitos alunos do cursinho já conquistaram vagas até mesmo em cursos bastante concorridos, como medicina e engenharias. “Gostaria de destacar que ao longo desses dez anos foram aprovados vários alunos para diversos cursos da FCA. Já tive a felicidade de, como docente da Faculdade, encontrar vários ex-alunos do Colmeia em nossos cursos – e isto é muito gratificante e estimulante”, comemora a Profa. Josely.

Ela destaca também que o Colmeia colaborou para a divulgação da existência da FCA em Limeira, assim como para a inclusão de jovens com carências financeiras no ensino superior nas melhores universidades do Estado de São Paulo e do Brasil, além de muitas faculdades particulares pelo ProUni.

“O Cursinho Colmeia me dá sentido no viver”

O Colmeia ele tem uma característica que nós prezamos muito, que é a relação humanizada, a solidariedade entre todos. A gente brinca que é o “modo Colmeia de ser”, onde o processo de ensino-aprendizagem tem que ser cativante e respeitoso. Cumprimos um papel de inclusão, de garantir uma cidadania para esses jovens, para que eles possam pensar um futuro. Nós também contribuímos para que graduandos e pós-graduandos que estejam no papel de professor consigam permanência através da bolsa e obtenham o grande aprendizado da docência.

Nós conseguimos colaborar com a vizinhança no entorno do centro comunitário, porque são muitos jovens andando, conversando e muitos moradores já nos relataram um aumento significativo da sensação de segurança depois que o cursinho passou a existir, então nós também dialogamos com o bairro. Nós dialogamos também com cursinhos populares existentes na região, aprendendo e trocando com eles.

Esse projeto de extensão cumpre seu papel em aproximar a universidade da comunidade, da juventude e nos proporciona muitos aprendizados – este é o sentido de estar nesse momento numa universidade pública com a qualidade da Unicamp. Sou apaixonada pelo Colmeia e ele me dá sentido no viver.” (Profa. Josely Rímoli, coordenadora do Colmeia)

“O Projeto Colmeia é um exemplo de união de órgãos públicos para o avanço da educação”

“O Projeto Colmeia é um exemplo de união de órgãos públicos para o avanço da educação. Unicamp, Prefeitura de Limeira, Serviço Social e Secretaria da Educação atuando conjuntamente e indo além das suas atribuições para proporcionar aos jovens acesso ao ensino superior de forma mais justa e igualitária. Me sinto honrado e orgulhoso de poder colaborar com o projeto de vida de centenas de jovens que anualmente passam pelo Colmeia. ” (Prof. Marcelo Maialle, coordenador assistente do Colmeia)

“Com esta parceria, conseguimos aumentar o acesso de jovens e adultos do município de Limeira ao ensino superior público”

“Com esta parceria, conseguimos aumentar o acesso de jovens e adultos do município de Limeira ao ensino superior público, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município. É um programa muito positivo, que possibilitou diversos outros projetos em parceria com a Unicamp de Limeira. Foi um enorme ganho para a cidade” (Maria Helvira Andrade – Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Limeira)

Serviço: O cursinho está localizado na Rua Francisco Bisca, 121, Jd. Morro Azul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação: (19) 3404 2438.