WhatsApp Image 2021 08 11 at 4.18.30 PM

O Cursinho Pré-Vestibular Colmeia – Jovens Construindo Seus Projetos de Futuro, coordenado pela Profa. Josely Rímoli e Prof. Marcelo Maialle, nasceu dentro de uma sala de aula e há mais de 10 anos vem colaborando para que centenas de jovens da cidade conquistem a oportunidade de frequentar o ensino superior, melhorando a própria vida e a vida de suas famílias. Em 2021, o cursinho passou a oferecer uma turma exclusivamente voltada a estudantes indígenas - as aulas começaram no dia 10 de agosto com 180 alunos vindos de diversos estados brasileiros e representando 54 diferentes etnias.

O objetivo do Colmeia Indígena é colaborar para diminuir as desigualdades impostas pelas escassas oportunidades de educação para os jovens indígenas no país. “O Colmeia começou em 2010 apenas com três giz de quadro e um pano para usar de apagador, dentro de um centro comunitário de Limeira, hoje o centro comunitário é todo destinado ao cursinho”, conta.

Graduandos da Faculdade e outros voluntários preparam e ministram aulas supervisionadas pelos docentes da Unicamp e têm a oportunidade de adquirir experiência profissional em ensino. “É um programa muito positivo, que possibilitou diversos outros projetos em parceria com a Unicamp de Limeira. Foi um enorme ganho para a cidade”, afirma Maria Helvira Andrade, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Limeira, em entrevista na 24ª edição do Abre Aspas. O Colmeia é uma parceria da prefeitura da Prefeitura de Limeira com a Unicamp.