limpeza860

Alunos da FCA, FT e Unesp, juntamente com a população local, retiraram 60 kg de entulho do Lago do Jacaré, em Limeira

"Um lugar com um alto potencial natural com diversas espécies de árvores e animais, encontra-se degradado devido ao depósito inadequado de resíduos tais como: televisão, aparelhos eletrônicos, mochilas, sapatos, roupas, garrafas de vidro, garrafas pet, inúmeras sacolas e embalagens plásticas, latinhas de alumínio, redes de pesca, isopor, brinquedos, fraldas, entulhos e fios". Essa é a descrição do entorno do Lago do Jacaré, segundo os alunos organizadores da ação ambiental que promoveu a limpeza do local em dezembro/2020, coletando 60 kilos de entulho da área.

A ação de limpeza foi realizada seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras, e EPIs necessários para garantir a segurança de todos. O entulho será direcionado para o ecoponto do Jardim Kelly para triagem e destinação correta dos resíduos.

Os organizadores explicam que a realização desse evento foi possível mediante a ciência da Secretaria de Meio Ambiente de Limeira, colaboração de moradores da cidade e estudantes universitários da Unicamp (FCA e FT) e Unesp, moradores da cidade e da participação da Empresa de Consultoria Ambiental Renovar.

"Parcerias como esta fomentam a sustentabilidade para que a sociedade civil, órgãos públicos e privados possam assegurar a preservação dos recursos naturais. As ações continuarão e a equipe está em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, a qual propôs o mês de janeiro para as próximas etapas para recuperação efetiva dessa área. É importante também que os moradores da região que frequentam o local para pesca e outras atividades de lazer se comprometam em preservar o entorno do lago, que é uma Área de Preservação Permanente (APP)", explicam os alunos.

Confira mais fotos da ação:

WhatsApp Image 2020 12 19 at 16.23.55

WhatsApp Image 2020 12 19 at 16.23.58