PROFS FCA CONVERSAM PROF COLMEIA800

Veja esta e outras matérias na edição N º 24 da Revista FCA Abre Aspas

O Cursinho Popular Colmeia – Jovens Construindo Seus Projetos de Futuro completou dez anos em Limeira em 2020. Durante uma década de existência, já colaborou para que centenas de jovens da cidade conquistassem a oportunidade de frequentar o ensino superior, muitas vezes nas melhores universidades públicas brasileiras.

Durante a pandemia, as aulas continuam de maneira online: graduandos e pós-graduandos da Faculdade, orientados pela Profa. Josely Rímoli e Prof. Marcelo Maialle (coordenadores do projeto), continuam ministrando as disciplinas necessárias para que os 350 alunos do cursinho possam enfrentar os vestibulares no final do ano.

Nascido em 2009 durante uma aula de “Ética e Cidadania” do curso de Engenharia de Produção, o projeto de extensão começou a funcionar em 2010. Atualmente é oferecido pela Faculdade em parceria com a Prefeitura de Limeira/Secretaria de Educação e recebe estudantes das 5 regiões da cidade. No início, o cursinho ocupava apenas uma sala do centro comunitário, os professores eram voluntários e a iniciativa ainda não era muito conhecida na cidade. Atualmente o Colmeia ocupa toda a estrutura do prédio, os professores são bolsistas, um lanche é proporcionado aos alunos e há um processo avaliativo para selecionar professores e também alunos, devido à alta procura por vagas.

Além de curso pré-vestibular, o Colmeia tem como objetivos colaborar na sociabilidade, estimular a rede social “Centro Comunitário e FCA”, preparar para o ingresso em cursos profissionalizantes e orientar para entrevistas de processos seletivos.

O projeto é voltado para jovens domiciliados em Limeira, sem nível superior, que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em particulares com bolsa de estudos e que possuam renda familiar mensal per capita não excedente a dois salários mínimos. Muitos alunos do cursinho já conquistaram vagas até mesmo em cursos bastante concorridos, como medicina e engenharias. “Gostaria de destacar que ao longo desses dez anos foram aprovados vários alunos para diversos cursos da FCA. Já tive a felicidade de, como docente da Faculdade, encontrar vários ex-alunos do Colmeia em nossos cursos – e isto é muito gratificante e estimulante”, comemora a Profa. Josely.

Ela destaca também que o Colmeia colaborou para a divulgação da existência da FCA em Limeira, assim como para a inclusão de jovens com carências financeiras no ensino superior nas melhores universidades do Estado de São Paulo e do Brasil, além de muitas faculdades particulares pelo ProUni.

“O Cursinho Colmeia me dá sentido no viver”

O Colmeia ele tem uma característica que nós prezamos muito, que é a relação humanizada, a solidariedade entre todos. A gente brinca que é o “modo Colmeia de ser”, onde o processo de ensino-aprendizagem tem que ser cativante e respeitoso. Cumprimos um papel de inclusão, de garantir uma cidadania para esses jovens, para que eles possam pensar um futuro. Nós também contribuímos para que graduandos e pós-graduandos que estejam no papel de professor consigam permanência através da bolsa e obtenham o grande aprendizado da docência.

Nós conseguimos colaborar com a vizinhança no entorno do centro comunitário, porque são muitos jovens andando, conversando e muitos moradores já nos relataram um aumento significativo da sensação de segurança depois que o cursinho passou a existir, então nós também dialogamos com o bairro. Nós dialogamos também com cursinhos populares existentes na região, aprendendo e trocando com eles.

Esse projeto de extensão cumpre seu papel em aproximar a universidade da comunidade, da juventude e nos proporciona muitos aprendizados – este é o sentido de estar nesse momento numa universidade pública com a qualidade da Unicamp. Sou apaixonada pelo Colmeia e ele me dá sentido no viver.” (Profa. Josely Rímoli, coordenadora do Colmeia)

“O Projeto Colmeia é um exemplo de união de órgãos públicos para o avanço da educação”

“O Projeto Colmeia é um exemplo de união de órgãos públicos para o avanço da educação. Unicamp, Prefeitura de Limeira, Serviço Social e Secretaria da Educação atuando conjuntamente e indo além das suas atribuições para proporcionar aos jovens acesso ao ensino superior de forma mais justa e igualitária. Me sinto honrado e orgulhoso de poder colaborar com o projeto de vida de centenas de jovens que anualmente passam pelo Colmeia. ” (Prof. Marcelo Maialle, coordenador assistente do Colmeia)

“Com esta parceria, conseguimos aumentar o acesso de jovens e adultos do município de Limeira ao ensino superior público”

“Com esta parceria, conseguimos aumentar o acesso de jovens e adultos do município de Limeira ao ensino superior público, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município. É um programa muito positivo, que possibilitou diversos outros projetos em parceria com a Unicamp de Limeira. Foi um enorme ganho para a cidade” (Maria Helvira Andrade – Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Limeira)

Serviço: O cursinho está localizado na Rua Francisco Bisca, 121, Jd. Morro Azul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação: (19) 3404 2438.