URGENTE

Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial reconhecido nacional e internacionalmente por pesquisadores da área da nutrição e da saúde e referendada por órgãos técnicos das Nações Unidas, como FAO, OMS e UNICEF. A publicação  se baseia em princípios e recomendações para uma alimentação adequada e saudável e recomenda evitar alimentos ultraprocessados como refrigerantes, salgadinhos de pacote, bolachas recheadas e macarrão instantâneo, e dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados. O material também norteia políticas públicas de educação alimentar e nutricional no SUS e em outros setores.

No entanto, na quarta-feira, dia 16, o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou e endereçou ao Ministério da Saúde nota "técnica" na qual desqualifica o documento. Segundo a moção de apoio elaborada pelo grupo de professores da Faculdade, "a manifestação do MAPA é de notório equívoco, uma vez que o Guia tem sido um dos dos mais efetivos instrumentos de crítica e enfrentamento aos gargalos do Sistema Alimentar, sendo um documento norteador em prol da Saúde Coletiva, com diretrizes lúcidas sobre as escolhas alimentares favoráveis à saúde da população. Assim, o incômodo gerado nos setores produtivos, industriais e de comercialização era esperado. Certamente, o papel da indústria de alimentos é inegável, nem mesmo o Guia contesta tal relevância, por isso o debate transparente e constante com o setor é essencial para que os processos sejam aprimorados, com implementação de mecanismos de regulação. Ao contrário do que atestam os manifestantes da nota "técnica", a tentativa não foi de buscar diálogo e sim de derrubar uma evidência coletivamente construída para impor visão única de seus representantes"

Veja neste link o texto completo da Moção de Apoio ao Guia Alimentar para a População Brasileira.