Texto | Cristiane Kämpf - Comunicação FCA Unicamp

Foto | Arquivo ESF

A organização estudantil Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Limeira, formada por estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas e da Faculdade de Tecnologia da Unicamp em Limeira, construiu um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva e fez um trabalho de conscientização da comunidade sobre a importância do uso adequado da água na escola CEIEF Mário Covas Governador, localizada no bairro Belinha Ometto.

O projeto Recapta – Captação e Reaproveitamento da Água foi premiado no VI Congresso Brasileiro dos Engenheiros Sem Fronteiras, que ocorreu na segunda quinzena de novembro na Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho concorreu com 18 projetos de núcleos de todo o Brasil e, além de ganhar como o melhor em sustentabilidade, ficou entre os 4 melhores projetos nacionais.

Este é o segundo ano consecutivo em que o ESF Núcleo Limeira é premiado no Congresso. Em 2018, o Procap – projeto que envolvia a capacitação de alunos de escolas públicas para atuarem nas áreas de Logística e Segurança do Trabalho – conquistou o prêmio no eixo de educação. Em 2019, foram cinco projetos desenvolvidos em Limeira (veja nas imagens abaixo).

O Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), parte da rede mundial Engineers Without Borders, é uma organização de âmbito nacional, com núcleos espalhados por todo o Brasil, que promove o desenvolvimento humano e sustentável através da engenharia, com trabalho voluntário. A organização, em seu âmbito nacional, recebeu o Prêmio Melhores ONGs 2019, promovido pelo Instituto Doar, com destaque na Categoria de Desenvolvimento Local.

Em Limeira, o ESF atua como organização estudantil e seus membros usam os conhecimentos de engenharia adquiridos ao longo da graduação para intervir e colaborar com a comunidade na qual estão inseridos. “O núcleo considera que receber esse prêmio é extremamente gratificante, tendo em vista que reconhece seu trabalho e demonstra que todo o esforço e cuidado colocados em cada projeto geram resultados notáveis. Para o ESF – Limeira, o prêmio comprova quão longe é possível chegar”, afirma Felipe Ribeiro Escames, atual Presidente da organização estudantil e aluno do curso de Engenharia de Produção. O contato com o ESF Limeira pode ser feito através do site, facebook ou instagram.

Esta matéria foi originalmente publicada na Revista FCA Abre Aspas. Confira a 22ª edição completa neste link.