"Este é um dia de reconhecimento público da importância das organizações estudantis da Faculdade. Na FCA, elas fazem parte da Diretoria da Unidade pois entendemos que possuem papel fundamental não só na formação dos alunos como na aproximação entre academia e sociedade". Com essa afirmação, Álvaro de Oliveira D'Antona, atual Diretor da Faculdade, abriu o primeiro encontro das organizações estudantis. O evento foi organizado pela funcionária Thaís Polydoro e pela bolsista Eloise Campos.

Organizações estudantis são associações variadas estruturadas voluntariamente por estudantes para aproximar academia e sociedade, com o objetivo de enriquecer os cursos de graduação e impactar positivamente organizações civis, mercado e poder público. São empresas juniores de consultoria nas áreas de engenharia, administração, administração pública, esportes e nutrição; grupos de voluntariado; equipes de construção de carros de competição; grupos de discussão e estudo sobre temas variados; grupos para promoção de esportes, intercâmbios e vivências culturais, etc.

Entre as que participaram do primeiro encontro estavam Associação Atlética Acadêmica de Saúde e Esporte (AAASE)Atlética Acadêmica Kamal Ismail (AAAKI), AIESEC Limeira, Asas, Equipe Torque Baja, Centro Acadêmico Antônio da Costa Santos (CAACS)Centro Acadêmico dos Administradores da Unicamp de Limeira (CAAUL)Centro de Voluntariado Universitário (CVU), Eixo Público ConsultoriaEnactusEngenheiros Sem FronteirasFrente Feminista de Limeira, IntegraLiga do Mercado Financeiro, Limeteria, Raízes do Esporte e Trote da Cidadania

Houve exposição de pôsteres sobre as ações de cada uma delas e participações de membros da comunidade externa, como o advogado Valmir Caetano (também aluno egresso do curso de Administração Pública e atual Secretário de Negócios Jurídicos na Câmara Municipal de Limeira) e o aluno Felipe Campos, aprovado para o curso técnico em Administração na Escola Técnica Estadual Trajano Camargo no início deste ano.

“Conheci a Universidade Pública e cheguei a lugares onde nunca havia imaginado chegar”

Felipe Campos foi convidado como representante da comunidade externa para a mesa de abertura do evento. Ele deu seu depoimento sobre as transformações positivas e oportunidades que surgiram em sua vida através da participação no curso pré-vestibulinho (totalmente gratuito) organizado pela ENACTUS. “Agradeço muito por ter tido a oportunidade de participar do cursinho e pelo trabalho tão dedicado realizado pelas organizações estudantis. Foi somente através dessas aulas que pude conquistar uma vaga na escola técnica e melhorar minha vida. Com a convivência com os membros da Enactus, fiquei conhecendo o que é a universidade pública e como ela pode transformar a sociedade. Como disse Paulo Freire, patrono da educação brasileira, ‘a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo’ – e é isso que o trabalho das organizações estudantis promovem em Limeira”.

Acesse AQUI para visualizar todas as fotos referente ao Evento Organizações Estudantis em Foco.