Integra

A empresa júnior Integra - Consultoria em Engenharia e Gestão completou 10 anos de atividades em 2019

Dia 22 de outubro foi publicado no diário oficial de Limeira o reconhecimento da Integra, a mais antiga organização estudantil da Faculdade, como organização de utilidade pública municipal. O fato foi comunicado na reunião do mês de outubro da comissão das organizações estudantis, na presença do advogado Valmir Caetano, responsável pelo encaminhamento do processo de reconhecimento

Para o Dr. Valmir, também formado em Gestão Pública na Faculdade, "o decreto baixado pelo prefeito Mário Botion, reconhecendo a Integra como uma instituição de utilidade pública, é o reconhecimento da cidade de Limeira a essa importante organização estudantil que, como empresa júnior, tem prestado significativo serviço à comunidade limeirense, especialmente aos pequenos e médios empresários, facilitando não só o dia-a-dia de seus negócios, mas sobretudo permitindo-lhes crescer, sob adequado planejamento e assessoria, gerando empregos e renda a inúmeros cidadãos. A oportunidade desse reconhecimento não poderia ser mais singular, pois neste ano a Faculdade de Ciencias Aplicadas da Unicamp e a empresa júnior Integra completam dez anos de atividades".

A Integra, fundada em 2009, dá aos estudantes a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, resolvendo problemas de clientes reais que podem contratar os serviços de consultoria da empresa a um valor abaixo do mercado. Os estudantes realizam um trabalho voluntário e todo o faturamento é reinvestido na educação empreendedora dos integrantes da empresa.

Segundo Daniela Ester, Presidente da Integra, graduanda do 4º ano de engenharia de produção, ao longo desses 10 anos de existência da Empresa Júnior , mais de 300 estudantes passaram pela organização, entregando mais de 70 projetos para empresas da cidade e região. "A declaração de utilidade pública representa um grande reconhecimento de todo o nosso trabalho desenvolvido nesses anos, e do impacto que estamos gerando para o mercado e a sociedade. Essa conquista é um marco para nossa empresa, que hoje emana o propósito de tornar Limeira e região cada vez mais empreendedoras.”

O Prof. Álvaro D'Antona, diretor da FCA, destacou que o reconhecimento municipal é passo importante para que a Integra possa pleitear o reconhecimento estadual. Ele incentivou outras organizações a darem sequência aos seus processos de reconhecimento municipal já que, atualmente, pelo menos 12 outras organizações estudantis reconhecidas pela Faculdafe estão em condições de pleitear tal distinção. "Brevemente outras organizações estudantis da Unicamp, da FCA e da FT, deverão conquistar esse verdadeiro galardão que é a declaração de utilidade pública a ser decretado pelo município de Limeira, fruto de valorosos trabalhos prestados por elas, não só à comunidade acadêmica, mas principalmente à população de Limeira, nas mais diversas áreas, com destaque para a social. Algumas associações já estão com os processos administrativos em avançado estágio na prefeitura, outras ainda os iniciarão, mas o importante é que busquem esse reconhecimento. Isso será sempre um diferencial a promover eficazmente a integração entre os alunos da Unicamp à comunidade limeirense e vice-versa", encerrou Valmir Caetano.

(Trata-se do Decreto número 360, de 17 de outubro de 2019, publicado na página 5 do Jornal Oficial do Município de Limeira, edição de 22 de outubro de 2019)