Ana Carolina Pereira Ribeiro, Isabela Frascareli Ali, Victória Andressa Rober e Gabriel Colombo Dardin conquistaram 2º lugar e receberam prêmio de R$ 6 mil

Ana Carolina Pereira Ribeiro, Isabela Frascareli Ali, Victória Andressa Rober (estudantes do curso de Engenharia de Manufatura) e Gabriel Colombo Dardin (estudante do curso de Engenharia de Produção) conquistaram o 2º lugar no Hackathon 3DEXPERIENCE, organizado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e pela empresa francesa Dassault Systèmes. Oito equipes de diferentes instituições de ensino superior participaram da competição, que ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro em São José dos Campos e teve como tema “Segurança na Mobilidade Urbana Alternativa”.

Os estudantes realizam iniciação científica com o Prof. José Luiz Pereira Brittes, que juntamente com a Profa. Sandra Gemma e o Prof. Milton Misuta coordenam o projeto de pesquisa Ergonomia CPFL, realizado em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz. A parceria entre a universidade e a empresa permitiu a aquisição do software de simulação digital para o projeto de pesquisa e o treinamento e a instrumentalização da equipe de graduandos em estudos ergonômicos. "Este projeto é um bom exemplo de como integrar ensino, pesquisa e extensão quando universidade e empresa trabalham conjuntamente. Estudantes de graduação que participam de competições como esse hachathon constroem um currículo diferenciado", observa a professora e atual Coordenadora de Graduação Sandra Gemma.

Ela também enfatiza que, durante a preparação para a competição, os alunos foram orientados de maneira interdisciplinar, por docentes de três laboratórios diferentes: Laboratório de Simulação e Automação: Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho; e Laboratório de Biomecânica e Instrumentação. "A busca pela interdisciplinaridade é uma característica da Faculdade de Ciências Aplicadas e algo que sempre procuramos fomentar e efetivar. Todos nós ganhamos com a construção conjunta de conhecimento novo - a elaboração e apresentação do projeto dos estudantes foi enriquecida por este aspecto da nossa instituição".