(com informações da Câmara Municipal de Limeira)

O projeto 'BiotecAção: destinação sustentável para livros', elaborado pelo Prof. Augusto Luchessi em parceria com a Câmara Municipal de Limeira, entregou 1.500 livros doados à Escola Estadual Castello Branco, na Vila Cristóvam.

Entre as doações, estão obras de literatura infanto-juvenil e livros didáticos, que irão auxiliar no projeto de reativação da biblioteca da escola. Para Luchessi, este projeto piloto pode servir de modelo inclusive para outras cidades, tendo impactos positivos não apenas na educação, mas também no meio ambiente. “Pelo projeto, arrecadamos livros que não são mais usados pelos alunos da Unicamp e promovemos a distribuição para escolas públicas de Limeira. É uma forma de contribuirmos para o ensino público, que precisa voltar a ter qualidade”, declarou o professor.

Foram arrecadadas obras infanto-juvenis, paradidáticos, apostilas e livros do ensino médio e universitário. A biblioteca da FCA realiza uma triagem dos materiais recolhidos, separando-os conforme as etapas do sistema educacional. A Câmara Municipal e a Unicamp assinaram, em julho, termo aditivo ao convênio de cooperação existente entre as instituições para o desenvolvimento do projeto. O BIOTECação, além de ter à frente o vereador Wagner Barbosa e o professor Augusto Luchessi, conta com o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire. A próxima unidade a receber os livros será a Escola Estadual do Jardim Paineiras.