O Prof. Augusto Luchesi e representantes do poder legislativo de Limeira durante a assinatura do termo (foto: Prefeitura de Limeira)

A Unicamp e Câmara Municipal de Limeira assinaram ontem um termo aditivo ao convênio de cooperação entre o Legislativo e a Universidade, para desenvolver o projeto "BIOTECação: destinação sustentável para livros".

O novo convênio foi firmado pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, e pelo reitor da universidade, Professor Marcelo Knobel. O Professor Augusto Ducati Luchessi, coordenador do Laboratório de Biotecnologia da Faculdade, juntamente com Wagner Barbosa, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, e a Escola Legislativa Paulo Freire são os responsáveis pela realização das ações. As doações devem ser entregues até dia 16 de agosto na biblioteca da Faculdade.

O objetivo do projeto é fazer a arrecadação de livros junto aos estudantes universitários e promover a distribuição para escolas públicas de Limeira. "O projeto tem como finalidade estabelecer uma estratégia de destinação de livros que possa ser modelo para outras cidades no contexto de cidade inteligente, visando impactar positivamente a educação e o meio ambiente", explicou Luchessi.

Segundo o professor, a campanha pretende recolher livros infantis e do ensino fundamental, médio e universitário, além de conteúdo destinado ao vestibular. A bibliotecária da Unicamp, junto com um grupo de estudantes, será responsável por fazer uma triagem do material recolhido.

Outras instituições

Além das escolas municipais e estaduais, a Biblioteca Municipal e as escolas técnicas, como a Etec Trajano Camargo e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), poderão receber exemplares arrecadados. O papel da Câmara será identificar as demandas das instituições de ensino na cidade. "Queremos fazer uma contribuição para o ensino público", resumiu Luchesi.

Luchessi contou que, antes de apresentar formalmente o projeto, foi realizada uma atividade-piloto de arrecadação de livros. Com uma pequena divulgação, os organizadores conseguiram coletar 300 exemplares. A ideia surgiu do próprio professor e contou com a intermediação de Barbosa. Os idealizadores esperam ainda fortalecer a relação entre a Unicamp, a Câmara Municipal e a comunidade limeirense. "Não podemos ignorar que o ensino público está sucateado, e essa é uma tentativa de colaborar".

(Com informações da Gazeta de Limeira)

doação livros860
Biotecação