Reunião ocorreu na segunda, dia 24, com representantes de órgãos da Unicamp e de Limeira

Em reunião ocorrida em 24 de junho na Faculdade, o atual diretor da FCA, Prof. Álvaro D’Antona, reuniu-se com a Profa. Neri de Barros Almeida, Diretora Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DeDH) da Unicamp, e representantes do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Limeira e do Centro de Promoção Social de Limeira (Ceprosom) para traçar possíveis frentes de atuação conjunta para prevenção e enfrentamento de problemas relacionados ao consumo de drogas e à violência contra minorias, como mulheres e indígenas. Foram idealizadas oficinas com o propósito de estreitamento e troca de experiências entre a comunidade interna e externa à FCA em torno de questões relevantes para os direitos humanos. Mais informações sobre ações que serão realizadas em conjunto pelos participantes da reunião serão divulgadas no início do segundo semestre.

O encontro foi solicitado pelo Observatório pois recentemente dois casos de violência envolveram membros da comunidade acadêmica em Limeira – há aproximadamente um mês um ex-aluno, sob efeito de entorpecentes, agrediu duas mulheres na rua e, há cerca de dois meses, um aluno indígena foi agredido nas ruas da cidade por um policial à paisana. “Não somos uma ilha, estamos inseridos na cidade. Somos parte integrante do município e precisamos conhecer, por exemplo, os programas municipais oferecidos pelo Ceprosom, como os que promovem acolhimento para mulheres vítimas de violência ou projetos de prevenção às drogas”, alerta o diretor da Faculdade.

Participaram da reunião:

- Adriana Dibbern Capicotto, do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Limeira;
- Prof. Álvaro de Oliveira D´Antona, Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp);
- Profa. Josely Rimoli, Coordenadora do Cursinho Pré-Vestibular Colmeia Jovens Construindo Seus Projetos De Futuro; (FCA/Unicamp)
- Profa. Neri de Barros Almeida, Diretora Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DeDh);
- Maria Aucélia, Presidente do Centro de Promoção Social de Limeira (Ceprosom);
- Profa. Sandra Francisca Bezerra Gemma, Coordenadora de Graduação da FCA;
- Dayane, estagiária do SAE, representando a Assistente Social do SAE Limeira, Elaine Cristina Barbosa.