Professores Álvaro D'Antona e Eduardo Marandola com membros da banca examinadora, no último dia 27 de março (foto: José Alves)
Os Professores Álvaro de Oliveira D’Antona e Eduardo José Marandola Junior, do Núcleo Geral Comum (NGC), foram aprovados em concurso público para Professor Titular no dia 27 de março. A conquista marca a promoção ao topo da carreira acadêmica, reconhecendo suas trajetórias de excelência.
A banca examinadora, formada pelos professores titulares Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, José Alves de Freitas Neto, Julia Silvia Guivant, Maurício Compiani e Thales Haddad Novaes de Andrade, avaliou critérios como produção científica, experiência docente e contribuições às suas áreas de pesquisa.
“A titulação reflete a qualidade de nossos professores-pesquisadores e seu compromisso com ensino, pesquisa e extensão. É um reconhecimento merecido de carreiras acadêmicas consistentes”, destacou o Diretor da Faculdade, Professor Márcio Torsoni
Conheça um pouco da trajetória acadêmica dos docentes:
Eduardo Marandola Jr. é geógrafo com dupla formação (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2002/2003), doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2008) e Livre-Docente em Sociedade e Ambiente (2016). Atualmente, é Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) e atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp).
Líder de pesquisa, coordena o NOMEAR – Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia e integra a coordenação do Grupo Geografia Humanista Cultural (GHUM/UFF/CNPq), além de editar a revista Geograficidade. Sua produção acadêmica concentra-se em fenomenologia geográfica, explorando temas como ontologia, epistemologia, interdisciplinaridade, mobilidade urbana, riscos ambientais e vulnerabilidade, com enfoque teórico-metodológico inovador. Sua trajetória reflete um compromisso com a integração entre conhecimento humanístico e desafios socioambientais contemporâneos.
Álvaro de Oliveira D'Antona é professor livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, com destacada trajetória acadêmica e administrativa. Possui formação multidisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com graduação em Economia (1989), mestrado em Antropologia (1997) e doutorado em Ciências Sociais com foco em Estudos de População (2003), complementado por pós-doutorado em População e Ambiente (2004).
Atualmente credenciado nos programas de Pós-Graduação em Demografia (IFCH/Unicamp) e no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp), atua como pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp). Sua pesquisa concentra-se nas relações entre População e Ambiente, com extensa experiência de campo em áreas rurais da Amazônia e Nordeste brasileiro, incluindo estudos em áreas protegidas e projetos de colonização.
Na gestão universitária, exerceu as seguintes funções:
- Coordenador de Pós-Graduação da FCA Unicamp (2010-2013)
- Diretor Associado da FCA Unicamp (2013-2017)
- Diretor da FCA Unicamp (2017-2021)
- Controlador Geral da Unicamp (2021-atual)