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sem legenda prêmios PIBIC 2024

Estudantes e seus orientadores durante a cerimônia de premiação que ocorreu no campus de Barão Geraldo no último dia 12

(Com informações do Portal da Unicamp)

Na última quinta-feira (12), o auditório do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp ficou lotado para a entrega do Prêmio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2024. Familiares, amigos e professores prestigiaram os 20 estudantes premiados pelos melhores trabalhos apresentados durante o 32º Congresso de Iniciação Científica da universidade. Cada vencedor recebeu um prêmio no valor de R$ 3.500.

Realizado em novembro, o Congresso contou com 1.593 participantes, incluindo alunos de graduação de diversas universidades e até do ensino médio. No entanto, o prêmio foi restrito a alunos da Unicamp, somando 1.042 inscritos de diferentes faculdades e institutos. A avaliação envolveu dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo o país.

Entre os 20 premiados, três são estudantes da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Mariana Müller Alves, orientada pelo professor Diogo da Cunha no Laboratório Multidisciplinar em Alimentos e Saúde, apresentou o trabalho intitulado “Há gestão da segurança dos alimentos nas Dark Kitchens?”, financiado pela FAPESP. Gabriela Bernardo, sob a orientação de Larissa Baraldi, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, foi reconhecida pelo estudo “O direito humano à alimentação adequada para o jovem infrator: uma análise comparativa entre cardápios do PNAE e da Fundação Casa no município de Campinas”. Já Veridiana Lopes Freire, orientada pela professora Milena Pavan Serafim no Laboratório de Estudos do Setor Público, foi premiada pelo trabalho “Ciências comportamentais aplicadas às políticas públicas: uma revisão sistemática”.

A iniciação científica contribui para o avanço do conhecimento em diversas áreas e desempenha um papel crucial na formação de futuros pesquisadores. Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, os estudantes cultivam habilidades como análise crítica, emprego de metodologias científicas e comunicação acadêmica. Além disso, a experiência de trabalhar diretamente com orientadores e em projetos financiados por instituições renomadas como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) prepara os jovens para desafios em programas de pós-graduação e para o mercado de trabalho, fortalecendo a base da ciência e tecnologia do país. A cerimônia não apenas celebrou o esforço individual dos alunos, mas também destacou o impacto transformador da iniciação científica no desenvolvimento acadêmico e profissional de jovens talentos.