logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

Gustavo Ernesto Tavoletti e Eric

Prof. Gustavo Salati (à esq.) e Prof Eric Cohen (à dir.) juntamente com Prof. Ernesto Tavoletti (UNIMC, ao centro) seguram documento relativo ao acordo, assinado neste mês de outubro na Itália

 

A Universidade Estadual de Campinas, através do Programa de Pós-Graduação em Administração, acaba de formalizar um acordo de dupla titulação com a Universidade de Macerata (UNIMC), uma das instituições de ensino superior mais antigas da Europa, fundada em 1290 e localizada na cidade de Macerata, Itália. A parceria envolve dois programas de mestrado da UNIMC: o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, sob a coordenação do Prof. Ernesto Tavoletti, e o Programa de Pós-Graduação em Finanças e Mercados, liderado pelo Prof. Luca Barchiesi.

O acordo permitirá que alunos brasileiros e italianos possam obter dois diplomas – um pela Unicamp e outro pela UNIMC – ao completarem requisitos específicos de ambos os programas. O Prof. Gustavo Salati, da pós-graduação em Administração, é o executor do convênio, e o Prof. Eric Cohen atua como co-executor.

A partir do primeiro semestre de 2025, os estudantes brasileiros poderão optar por estudar na UNIMC por um ou dois semestres, com isenção de taxas acadêmicas na universidade italiana. As despesas com passagem aérea e estadia, no entanto, serão de responsabilidade dos alunos. Durante o período de estudos, os créditos obtidos serão integralmente transferidos entre as instituições parceiras. Cada aluno contará com dois orientadores, um em cada universidade, e desenvolverá apenas uma dissertação, que será defendida em uma única ocasião, válida para ambas as instituições.

O programa de dupla titulação abre nova oportunidade para os estudantes que buscam formação internacional, com perspectivas acadêmicas e profissionais ampliadas por essa imersão em ambientes de ensino de excelência na Europa. “O acordo com a Universidade de Macerata representa um marco importante para a internacionalização de nosso programa de pós-graduação em Administração e para o desenvolvimento de nossos alunos”, afirma Salati. “Ao possibilitar essa troca acadêmica e cultural, estamos oferecendo aos estudantes mais uma oportunidade de ampliar sua formação com uma experiência acadêmica europeia de excelência. Para a Unicamp, essa parceria reafirma nosso compromisso com a inovação e o preparo de profissionais bem qualificados para atuarem também em contexto internacional”, conclui.

 

Master students

Professores da Unicamp participaram de aula para mestrandos na Universidade de Macerata, juntamente com Prof. Ernesto Tavoletti