logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

MIRA WL 2024.09.20 6657

Encontro presencial com treinadoras do Comitê Olímpico do Brasil ocorreu na Faculdade em setembro

(Com informações do site do COB)

A Unicamp, por meio da Faculdade de Ciências Aplicadas e do curso de Ciências do Esporte, e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) estabeleceram cooperação técnica para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento em projeto intitulado “Pelo desenvolvimento e permanência na carreira: sistematização de referenciais para desenvolvimento de atletas, treinadoras e treinadores esportivos”, sob orientação da Professora Larissa Galatti, do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte. O intercâmbio de conhecimentos envolve profissionais do COB, alunos de pós-graduação e graduação e docentes-pesquisadores da área. 

Entre as ações desenvolvidas estão diversos encontros de mentoria para qualificação de treinadoras, sendo que um deles ocorreu na Faculdade nos dias 19 e 20 de setembro. Os objetivos do encontro presencial foram a criação de vínculos e a construção de uma rede de suporte entre as treinadoras, além de reflexões sobre os desafios e aprendizados vivenciados por elas atuando nas seleções nacionais e ao longo de suas carreiras. Dentre as atividades, as treinadoras puderam realizar sessões de mentoria individualizada ou em pequenos grupos, presencialmente com o respectivo mentor ou mentora.

Um dos estudos que estão sendo desenvolvidos através do convênio busca a compreensão dos desafios e do sistema de suporte necessário para maior inserção e permanência de mulheres na função de treinadora esportiva. Este doutorado resultará na proposição de estratégias a serem implementadas por confederações e outras instituições esportivas visando o desenvolvimento de treinadoras. “O programa de mentoria do COB tem sido uma ótima oportunidade de colocarmos em prática o que vimos estudando nos últimos ano. A parceria com o Comitê nos permite acompanhar de perto a carreira desse grupo de treinadoras avaliando o impacto de ações individualizadas voltadas às necessidades de cada uma” afirma Galatti.