zenith1 1

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de conquistar um importante avanço para suas pesquisas científicas com a aquisição de um citômetro de fluxo de última geração. O equipamento é considerado essencial para a análise detalhada de células e partículas em suspensão e representa um marco para a comunidade acadêmica e científica da instituição. O projeto que permitiu sua aquisição através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) foi elaborado por funcionários e docentes, com coordenação da Profa. Hosana Gomes Rodrigues.

O novo citômetro de fluxo permitirá a realização de análises complexas e de alta precisão, impulsionando estudos em áreas como imunologia, microbiologia, hematologia, biologia celular e molecular, entre outras. Com essa nova aquisição, a Faculdade reafirma seu posicionamento como importante pólo de pesquisa em Limeira e região, oferecendo aos seus pesquisadores e estudantes acesso a mais uma tecnologia de ponta que, até o momento, não estava disponível no campus.

"Com o novo citômetro de fluxo, teremos a oportunidade de explorar novas fronteiras do conhecimento científico, ampliando significativamente a capacidade de análise celular e o entendimento de processos biológicos altamente complexos. Consequentemente, ampliaremos também o impacto de nossas pesquisas na área da saúde e áreas interdisciplinares", afirmou Rodrigues, que destacou o compromisso da Faculdade em continuamente fortalecer sua infraestrutura de pesquisa e proporcionar formação de excelência para seus graduandos e pós-graduandos.

Com a chegada do novo equipamento, a expectativa é que a Faculdade se torne referência em estudos celulares e moleculares na região, atraindo parcerias e colaborações científicas nacionais e internacionais. A conquista do citômetro também abrirá portas para novos projetos de pesquisa e financiamento, fortalecendo a identidade da instituição como centro de inovação e desenvolvimento científico.

Segundo o Prof. Márcio Alberto Torsoni, atual Diretor da FCA, com esta nova conquista, a Faculdade reafirma seu compromisso com a excelência em ensino, pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço científico e tecnológico do país.