logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

WhatsApp Image 2023 12 18 at 17.05.38 2

Melissa, aluna premiada do curso de Nutrição, segurando o diploma de mérito científico conferido pela Unicamp. À direita da aluna está o Prof. Márcio Alberto Torsoni, orientador do trabalho e coordenador do Laboratório de Distúrbios do Metabolismo. À esquerda, os membros do laboratório e colaboradores do trabalho, Wenicius Chaves e Laís Simino

(Com informações do Portal da Unicamp)

Melissa Santos de Aguiar, estudante do curso de Nutrição, foi premiada em dezembro no XXXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp – seu trabalho esteve entre os 20 escolhidos para receberem o diploma de mérito científico conferido pela Universidade. Orientada pelo professor Márcio Alberto Torsoni, coordenador do Laboratório de Disturbios do Metabolismo (LabDime / FCA Unicamp), a aluna desenvolveu pesquisa sobre o processo de ingestão de alimentos por um indivíduo até o ponto da saciedade.

A cerimônia foi realizada no dia 13/12/2023 na sala do Conselho Universitário e contou com a presença de vários estudantes e docentes. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2023 recebeu a inscrição de 1.339 trabalhos – 55 deles de estudantes do ensino médio –, envolvendo 1.470 estudantes no total. O processo de avaliação dos trabalhos aconteceu em duas etapas. A primeira delas envolveu um comitê interno, composto por 61 docentes da Unicamp. Esse grupo analisou todos os concorrentes e pré-selecionou aproximadamente 10% dos mais de 1.400 trabalhos inscritos.

No início de novembro, ocorreu a segunda etapa, quando cem alunos foram pré-selecionados em avaliação realizada por 30 docentes externos, de diversas universidades do Brasil. Com as avaliações do comitê externo, então, identificaram-se os autores dos 20 melhores trabalhos, como o da estudante do curso de Nutrição.

“O prêmio é um grande incentivo para minha carreira acadêmica e de pesquisa e para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Agradeço especialmente ao Wenicios Chaves e ao professor Marcio Torsoni por me orientarem nesse projeto e por tudo o que me ensinaram nesse último ano. É muito gratificante poder contribuir para o desenvolvimento da ciência no país”, comemora Melissa.