dsfsfsa

Iniciativa integra salas de aula da FCA e do MIT: projeto ocorre no Programa de Pós-Graduação em Administração

(Texto e imagens: Profa. Muriel Gavira / Edição: Comunicação FCA Unicamp)

Em setembro deste ano, a disciplina Seminários de Pesquisa I (AD030) do Programa de Pós-Graduação em Administração da FCA iniciou aulas síncronas com a disciplina e-Planning Seminar do Department of Urban Studies & Planning (DUSP) do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A iniciativa é coordenada pela Profa. Muriel Gavira (FCA) e o Prof. Catedrático Pedro Ferraz de Abreu (MIT - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A iniciativa é apoiada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração, representando uma das iniciativas de internacionalização, e pelo Centro de Investigação de Tecnologias da Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP – www.citidep.net). Também participam da iniciativa doutorandos do programa de Doutoramento Conjunto e-Planning (Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Consortium e-Planning) e do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR – Brasília).

Na disciplina conjunta, estudantes e docentes das duas instituições discutem temas relacionados a desafios tecnológicos e sociais enfrentados atualmente, tais como e-Planning e agenda de pesquisa; impactos das tecnologias da informação na sociedade; geopolítica do desenvolvimento da sociedade da informação; participação pública; ciência aberta; desafios à privacidade; entre outras.

Associada à iniciativa será realizada, entre os dias 09 e 10 de novembro, a Conferência International Conference on Public Participation and Information Technologies (ICPPIT23) a partir da qual será organizado o livro “e-Planning for Digital Transition - With No One Left Behind". Essa conferência contará com apresentação de trabalhos, bem como palestras de nomes importantes do campo do e-Planning, tais como Albino Almeida (Presidente da Associação Nacional de Assembleias dos Municipio de Portugal – ANAM); Renato Simões (Secretário Nacional para a Consulta Social - Governo do Brasil); Nadia Shalaby (C.E.O. da Pakira Inc); Omar Razzaz (Harvard & MIT Alum), Major-General Carlos Branco (Portugal), e muitos outros nomes acadêmicos e profissionais.

Segundo o Prof. Pedro Ferraz de Abreu, “a reflexão sobre as últimas duas décadas de desenvolvimento na área de planeamento e tecnologia promete análises valiosas sobre o futuro de um mundo cada vez mais desafiado pela transição digital.”

A partir dessa experiência com projetos conjuntos entre as duas instituições de ensino superior, estão sendo planejadas outras iniciativas de internacionalização para a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.

Mais informações sobre a disciplina no website MIT-DUSP Course on e-Planning

Mais informações sobre a Conferência MIT-DUSP ICPPIT23 (e-planning.org)

hoih

Agenda de pesquisa e-Planning