Reforma Tributária no Brasil: pontos positivos e preocupantes. Clique na imagem e assista.
Vamos aos fatos: em nosso país, as empresas gastam, em média, mais que 1500 horas por ano para calcular, recolher e controlar o pagamento de seus impostos. Na Coréia do Sul, são 174 horas. Na França, 139 horas.
Neste vídeo com o Prof. Márcio Belli, especialista em finanças públicas e coordenador associado do Laboratório de Finanças da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, exploramos os principais aspectos da reforma tributária em curso no Brasil.
Analisamos os pontos positivos que prometem simplificar o sistema fiscal, reduzir a burocracia e estimular o crescimento econômico. Ao mesmo tempo, também abordamos as preocupações levantadas por especialistas e cidadãos, destacando possíveis impactos nas classes mais vulneráveis, no setor empresarial e no financiamento das universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp.
Acompanhe esta discussão para entender melhor os desafios e oportunidades que essa reforma traz para o país. Inscreva-se no canal para mais análises e atualizações sobre questões econômicas e políticas no Brasil.