mariana

Aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, Dra. Mariana Correa, recebeu menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2023.

A pesquisa de Mariana desenvolveu um processo, acompanhado em tempo real, para a purificação de compostos bioativos das folhas de chá preto e mate, além de avaliar a posterior aplicação destes compostos em alimentos e seu potencial biológico.

O trabalho foi orientado pelo Prof. Maurício Rostagno e pela Profa. Adriane Antunes.

"O objetivo desta tese foi desenvolver um processo acompanhado em tempo real para a purificação de compostos bioativos das folhas de chá preto e mate, além d avaliar a posterior aplicação desses compostos em alimentos e seu potencial biológico. Através desse processo desenvolvido foi possível isolar compostos como: ácidos fenólicos, cafeína e flavonoides do chá preto e do mate com características químicas bem definidas.

Além disso, foi possível confirmar que os flavonoides do chá preto resistiram ao processamento térmico durante a fabricação de pães funcionais, indicando que há um potencial de aplicação dessa classe de compostos em alimentos. Outro resultado relevante foi que houve um efeito antimicrobiano seletivo dos compostos flavonoides em microrganismos patogênicos e que não se estendeu à microrganismos probióticos, ou seja, essa sinergia entre flavonoides e bactérias probióticas pode ser explorada para aplicação na indústria alimentícia, como na produção de bebidas probióticas. Por fim, foi relatado nesta tese também que os flavonoides purificados do chá preto possuem um alto potencial biológico antitumoral – in vitro.

Esses resultados foram publicados através de artigos científicos em revistas internacionais revisados por pares e o processo de extração e purificação dos compostos bioativos desenvolvido nesta tese deu origem a duas patentes de invenção, publicadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)"   (Dra. Mariana Correa)