WhatsApp Image 2023 07 06 at 12.22.44

Aluno Thiago Silva Pereira manuseia torno utilizado para produção de peças cilíndricas com diversos usos na indústria

Professores dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura conquistaram R$ 2 milhões através de projeto aprovado em chamada pública da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) para fomentar laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados.

O projeto, idealizado em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Limeira) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, ficou classificado entre os quatro melhores do Estado de São Paulo e o recurso será utilizado para modernização do Laboratório de Manufatura Digital da Faculdade, que ficará aberto para uso de micro e pequenas empresas inovadoras. Será adquirido um centro de usinagem 5 eixos, equipamento de última geração, raro na indústria de Limeira e região, e que permite a produção de peças complexas para a indústria metal-mecânica, responsável pela transformação de metais em diversos produtos, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.

O objetivo do grupo é continuar formando quadros profissionais altamente qualificados, fomentar as pesquisas na área e fortalecer o ecossistema de inovação na região, especialmente através do estreitamento ainda maior entre academia e o setor industrial da cidade e região. “Queremos fomentar ainda mais nossas relações com a indústria local e colaborar para a solidificação de um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo tanto no ambiente acadêmico quanto industrial. Com o novo maquinário, vamos propiciar os meios físicos para o desenvolvimento de projetos de vanguarda”, colocam os docentes.

Desde 2017, já existe um canal de comunicação estabelecido pela Faculdade com a indústria local, quando os coordenadores de curso buscaram o CIESP Limeira para que problemas reais das empresas fossem analisados pelos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Os professores informam que, até o momento, já foram desenvolvidos mais de 50 projetos diferentes, em pelo menos 25 empresas localizadas na região de Limeira, com participação de 483 alunos. “As empresas apresentam os temas para desafios aos alunos, que devem definir o problema a ser resolvido (diagnóstico), apresentar uma solução, demonstrar sua viabilidade e um plano de implementação. Esses projetos promovem iniciativas para melhorias de todas as empresas participantes nos TCCs, com resultados positivos para ambas as partes. O que vamos fazer agora é alimentar ainda mais estas parcerias”.

A equipe executora do projeto é composta por sete professores, todos com experiência profissional na indústria, em empresas como Embraer, General Motors, Mahle-Behr, Eaton, CPFL, Caterpillar, Romi, e etc. São eles os Professores Doutores Daniel Iwao Suyama (coordenador, com grande experiência em pesquisa e aplicações na área de usinagem de materiais); Alessandro Lucas da Silva, Eduardo Paiva Okabe, Jaime Hideo Izuka, José Luiz Pereira Brittes, Paulo Sérgio de Arruda Ignácio e Rodrigo Fernando Galzerano Baldo.

WhatsApp Image 2023 07 08 at 13.08.37

Prof. Daniel Iwao Suyama, docente das Engenharias e Coordenador do Projeto