Indígenas e ribeirinhos em comunidades do Mosaico do Baixo Rio Negro, no Amazonas, receberam pesquisadores em suas casas (foto: L-Um)
Pesquisadores do Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (@lum_unicamp) elaboraram Atlas Digital e Interativo sobre as comunidades do Mosaico do Baixo Rio Negro, veja aqui: https://arcg.is/0vHm1a . O conteúdo do atlas é dinâmico e em contínua expansão e oferece também o aplicativo "Mapa Interativo" que gera, imprime e compartilha mapas personalizados.
O Atlas foi desenvolvido durante o Projeto Populações tradicionais em áreas protegidas: dinâmicas socioambientais e gestão de Unidades de Conservação no Mosaico Baixo Rio Negro, no Amazonas, com o propósito de levar informações a um público mais amplo, incluindo as instâncias envolvidas com o Conselho Consultivo do Mosaico. O projeto visa o estudo da distribuição e da mobilidade espacial das populações tradicionais do Mosaico de Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro (MBRN), com ênfase nas políticas de gestão das Unidades de Conservação e nos impactos na cobertura do território. A iniciativa tem como pesquisadores responsáveis o Prof. Álvaro de Oliveira D'antona e José Diego Gobbo Alves.
Sobre o trabalho de pesquisa desenvolvido, veja a matéria 'Conhecer, Ocupar e Preservar' divulgada no Jornal da Unicamp em nov/2022. Veja também, abaixo, outras imagens produzidas durante a pesquisa.