Atu ABC Perri 20221206 AMP 4268

Prof. Leonardo Tomazeli Duarte, docente das Engenharias e atualmente assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, foi eleito membro de uma das mais antigas associações científicas do Brasil. "É uma honra, estou muito feliz. A Associação Brasileira de Ciências faz um trabalho muito importante de valorização e defesa da ciência brasileira, fundamental para avançarmos como país" (foto: Antoninho Perri / SEC Unicamp)

Três professores da Unicamp foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) – uma das mais antigas associações de cientistas do país, com foco no desenvolvimento científico. Como membros titulares, na área de Ciências Químicas foi eleita Ana Flávia Nogueira e, na de Ciências Agrícolas, a professora Anete Pereira de Souza. Como membro afiliado da região de São Paulo, foi eleito o professor Leonardo Tomazeli Duarte. A cadeira de membro afiliado é reservada para cientistas de até 40 anos que prometem ter uma carreira promissora. Os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023, mas os membros titulares receberão diploma correspondente no dia 10 de maio, durante a reunião magna da ABC.

Veja a lista completa dos eleitos

Fundada em 1916, a ABC conta com um quadro de aproximadamente 900 membros e guarda uma particularidade. Não recebe autocandidaturas. Nenhuma pessoa ou instituição pode candidatar-se a membro da ABC. Os candidatos a membros colaboradores e membros institucionais são de indicação exclusiva dos membros da diretoria.

A ABC abrange dez áreas de especialização: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Sociais.

Engenheiro elétrico de formação, Leonardo Tomazeli Duarte é mestre pela Unicamp e doutor pelo Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP – Université Grenoble Alpes, França). Desde 2021, atua como assessor na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp.

“Estou muito feliz e honrado com essa eleição”, disse ele, que é coordenador científico da trilha "Método" e líder das trilhas científicas do BI0S (Brazilian Institute of Data Science), um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial que recentemente entrou em operação na Unicamp. Para o professor, essa participação no BI0S pode ter sido fundamental para sua indicação ao cargo de membro afiliado da ABC.

“Eu suponho que minha participação no BI0S tenha tido uma influência bastante forte na indicação do meu nome, porque esse trabalho em desenvolvimento na Unicamp é de grande importância”, avalia ele, que diz estar muito interessado também, nas questões da ética na Ciência de Dados – uma das linhas de pesquisa a serem abordadas pelo BI0S.

(veja o texto completo no Portal da Unicamp, publicado originalmente em 06/12/2022)