logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 
seminario kaveh
 
 
O Prof. Kaveh Edalati  é um dos grandes especialistas na área de processamento de materiais por deformação plástica severa, e nos últimos anos, tem atuado no desenvolvimento de materiais funcionais para as aplicações envolvendo a armazenagem de hidrogênio, fotocatalisadores e biomateriais.
O pesquisador está visitando o Laboratório de Materiais, no qual desenvolve, já há alguns anos, pesquisas em parceria com o Prof. Ricardo Floriano e ficará na Faculdade até o dia 07 de de Dezembro. 
Em colaboração conjunta com o Prof. Augusto Ducati Luchessi, os docentes realizaram experimento que foi destaque no Jornal da Unicamp em maio desde ano, com a matéria "Desvendando a origem da vida na Terra: pesquisadores encontram novo método para simular impactos primordiais de cometas e asteróides em planetas". 
 
"Para simular o impacto de um meteorito no planeta Terra, suas consequências na estrutura química da glicina e se haveria ou não geração de proteínas – resultado que corroboraria a hipótese descrita acima –, dois pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) idealizaram um experimento em pequena escala em parceria com colegas da Kyushu University (Japão). Augusto Luchessi, coordenador do Laboratório de Biotecnologia (BioTech), e Ricardo Floriano, do Laboratório de Materiais (LabMat), submeteram uma pequena quantidade do aminoácido a um método de altíssima pressão e torção (HPT, em inglês, High-Pressure Torsion)técnica inovadora que ainda não havia sido utilizada nas simulações de impacto. Os resultados do trabalho, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram recentemente publicados em artigo na revista Scientific Reports, do grupo Nature." Veja a matéria completa clicando neste link.