A Universidade e os ecossistemas de empreendedorismo e inovação

Texto: Bruno Brandão Fischer e Paola Rücker Schaeffer

"Em anos recentes, as universidades brasileiras, assim como outros atores do sistema de ciência e tecnologia, têm sido alvo de sistemáticas e coordenadas ações de enfraquecimento das suas estruturas. Tais eventos, claro, não ocorrem sem infames precedentes históricos ao redor do mundo. Felizmente, a comunidade de discentes, técnicos, docentes e pesquisadores se recusa a assumir um papel passivo nesse contexto e têm se esforçado não somente para desenvolver resultados de excelência, mas também para divulgá-los perante a sociedade. Busca-se, assim, uma legitimação da universidade em momentos nos quais suas contribuições são questionadas.

De fato, as universidades são instituições possuidoras de uma natureza tão complexa que, frequentemente, são mal compreendidas até mesmo por suas plurais comunidades internas. Construir pontes com a sociedade é salutar e bem-vindo, ampliando a transparência e integração entre a universidade e o contexto em que ela está inserida. Dentro desse cenário, um papel da universidade que tem ganhado proeminência em períodos recentes diz respeito às suas contribuições diretas aos ecossistemas de empreendedorismo e inovação. Talvez aqui seja importante também entender em maior profundidade o fluxo inverso, isto é, os benefícios de ordem científica e acadêmica que fluem de tais ecossistemas para o ambiente das instituições de ensino superior – um tema que acaba por receber menos atenção do que merece."

Veja neste link o texto completo publicado originalmente no Portal da Unicamp, em 28/set/2022.