logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

Foto premiação
 
                                                   Prof. Eduardo Ropelle, coordenador do Laboratório de Biologia Molecular do Exercício, recebe premiação em Recife durante o Congresso 
 

O Laboratório de Biologia Molecular do Exercício(LaBMEx) teve trabalho premiado em 1º lugar no EndoRecife 2022 - Congresso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia que ocorreu de 16 a 18 de junho em Recife. A pesquisa foi desenvolvida pelo aluno do curso de Ciências do Esporte, Saulo Gabriel Coleta, que realizou o trabalho de Iniciação Científica com financiamento da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Ropelle. Os pesquisadores receberam certificado e premiação em dinheiro.

O trabalho científico investigou o efeito do exercício físico aeróbio (de intensidade baixa ou moderada e duração longa) na reparação de mitocôndrias danificadas no fígado de camundongos obesos com esteatose hepática. “O acúmulo de gordura no fígado associado ao processo inflamatório danifica significativamente as mitocôndrias das células do órgão, piorando ainda mais o quadro de esteatose. Neste trabalho demonstramos que o exercício físico aeróbio estimulou um mecanismo de reparo das mitocôndrias danificadas, tornando a organela mais eficiente. Animais obesos que realizaram treinamento físico aeróbio em esteira por 60 minutos por dia, 5 dias por semana, durante 4 semanas, reverteram o quadro de esteatose hepática, além de apresentarem diversos outros benefícios”, explicou o Professor.