"O Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA), da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp) convida para o Seminário Metamorfoses do Mundo. Tomando a provocação em torno do tema das metamorfoses sociais, proposta por Ulrich Beck, o seminário tem como objetivo refletir as consequências das intensas mudanças sociais e ambientais que vêm se operando nas últimas décadas, com um sentido cada vez mais intenso e urgente.
No contexto socioambiental brasileiro, emergências climáticas e catástrofes sociais são processos que se interpenetram, exigindo espaços de debate e de reflexão dialógica entre pesquisadores de distintos campos disciplinares. De um lado, o aumento da frequência e da magnitude de eventos extremos do clima não se situa unicamente no campo dos fenômenos puramente naturais, uma vez comprovada a sua indução por processos antropogênicos de macroescala sob a égide da acumulação capitalista. De outro, as catástrofes sociais, que se revelam ante a ocorrência de tais eventos extremos, já não podem ser tidas como pontuais, pois se espargem celeremente revelando o quanto estão radicadas no modelo de desenvolvimento perverso. Esse interlace suscita contributos da sociologia, da geografia e da climatologia/meteorologia desde o debate instaurado em seu próprio campo disciplinar e na direção um do outro.
No marco epistemológico das dicotomias da Modernidade, a Terra foi alijada de seu caráter político, o que tem sido apontado como um dos caminhos para sua objetificação e da consequente obliteração ambiental. Parte do esforço dos debates ambientais têm sido o de lidar com esta despolitização sistemática que tem raízes e, ao mesmo tempo, rebatimentos nos regimes de pensamento ainda vigentes em nossa vida social. Nas últimas décadas, no entanto, fortaleceram-se diferentes caminhos (filosófico-científicos, sociais e culturais) que defendem uma política aterrada, com diferentes implicações. Seria esta emergência política da Terra uma das metamorfoses do mundo que vivenciamos neste quarto de século? A proposta é debater as consequências de tal emergência, bem como suas repercussões nos diferentes campos problemáticos da nossa sociedade contemporânea."
O evento tem inscrições gratuitas e será realizado pelo Canal da FCA Unicamp no YouTube.
PROGRAMAÇÃO
Quinta feira, 19 de Maio de 2022
LINK DIA 01: https://www.youtube.com/watch?v=ze6xRj0jV4s
14h | Abertura
14h20 | Mesa 1 – Metamorfoses do mundo: das Emergências Climáticas às Catástrofes Sociais
Coord. Norma Valencio (UFSCar; ICHSA/FCA/Unicamp)
Ana Ávila (Cepagri/Unicamp)
Antonio Miguel Monteiro (INPE)
Roberto Donato Silva Jr. (ICHSA/FCA/Unicamp)
Sexta Feira, 20 de Maio de 2022
LINK DIA 02: https://www.youtube.com/watch?v=Xt4KOkUhuds
9h | Mesa 2: Metamorfoses do mundo: emergência política da Terra
Coord. Eduardo Marandola Jr. (ICHSA/FCA/Unicamp)
Roberto do Carmo (IFCH/NEPO/Unicamp)
Francisco Mendonça (UFPR)
Carolina Cantarino Rodrigues (ICHSA/FCA/Unicamp)
Realização
LAGERR – Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência
Apoio
ICHSA – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Unicamp)
Mais informações