Lais Adriana 01

Laís Simino (à esq.) e Profa. Adriana Torsoni, do Laboratório de Distúrbios do Metabolismo (LabDiMe), desenvolveram pesquisa premiada pela CAPES

A pesquisa de doutorado desenvolvida pela aluna Laís Simino no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (CNEM), com orientação da Profa. Adriana Torsoni, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2021 da área de Nutrição. O trabalho, realizado no Laboratório de Distúrbios do Metabolismo (LabDiMe), investigou aspectos relacionados à influência da obesidade materna na programação do metabolismo energético dos fetos.

Segundo Laís, “a obesidade atingiu índices alarmantes nos últimos anos e, em mulheres, além de estar associada ao aumento de riscos obstétricos, está intimamente relacionada à programação metabólica fetal e à perpetuação das doenças metabólicas”. Ela conta que pesquisas anteriores desenvolvidos no LabDime demonstraram que a prole de camundongos programada pela obesidade materna apresenta maior peso corporal e diversas alterações metabólicas. “Meu trabalho investigou a hipótese de que a obesidade materna poderia modular proteínas específicas no fígado da prole de camundongos e que essa modulação poderia estar relacionada a alterações no processo de controle do metabolismo energético destes animais”.

Parte da investigação científica foi realizada em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles e, segundo a Profa. Adriana Torsoni, trouxe importante colaboração internacional para o LabDiMe, possibilitando inclusive a aprovação de um convênio de pesquisa financiado pelo National Institutes of Health, conglomerado de centros de pesquisa que formam a agência governamental de pesquisa biomédica do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

“Essa menção honrosa tem uma grande importância para nosso programa de pós-graduação porque o coloca no mesmo patamar de outros programas já consolidados da área de Nutrição. O prêmio é um reconhecimento de vários trabalhos que vimos desenvolvendo no CNEM, além de refletir a formação qualificada de nossos doutores, uma meta tão almejada por todos nós”, reflete a orientadora.

Atualmente, Laís é pesquisadora de pós-doutorado e docente, além de colaborar com projetos de pesquisa de diferentes áreas. “Apesar de ser imprescindível para quem deseja seguir nessa área de docência e pesquisa, a experiência da pós-graduação stricto sensu permite o desenvolvimento de habilidades que podem ser aproveitadas em diversas outras áreas, seja na prática clínica ou na indústria. Sou muito grata à Profa. Adriana e aos outros professores do LabDiMe – Marcio Torsoni, Marciane Milanski e Letícia Souza. Este período de vivência acadêmica me permitiu ter experiência em todas as áreas importantes para a formação de um pesquisador (pesquisa, docência e extensão) e isso fez toda diferença em minha vida profissional e pessoal”.