logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

patente
 
Dispositivo patenteado auxilia em pesquisas que envolvam experimentação animal, mas pode servir para aplicação doméstica

 

Patente é o registro formal de uma invenção concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, órgão ligado do Ministério da Economia, o qual outorga ao inventor um direito de exclusividade temporário para exploração comercial da invenção, seja ela um produto ou processo. Há treze pedidos de patente depositados por diversos pesquisadores da Faculdade, todos ainda sob análise. No entanto, em abril deste ano, foi concedida a primeira patente da FCA, relacionada a invento do Laboratório de Biotecnologia (BioTech), coordenado pelo Prof. Augusto Luchessi.

O invento é derivado de uma necessidade para execução do projeto de pós-doutorado de André Ricardo Gomes de Proença, pesquisador do BioTech e especialista em fisiologia humana. Trata-se de um dispositivo que permite controlar a disponibilidade de água ou comida para animais, permitindo a reposição do alimento (sólido ou líquido) e limitando automaticamente acesso dos mesmos ao bebedouro ou comedouro. O aparelho foi desenvolvido para auxiliar pesquisas que envolvam experimentação animal com a necessidade de restrições ou controle temporal de disponibilidade alimentar e/ou hídrica, mas pode servir para aplicação doméstica, animais de grande porte e manejo ou tratamento de animais silvestres.

“Como coordenador do BioTech, gostaria de agradecer ao Prof. Peter Schulz, que foi sempre um grande incentivador do meu trabalho e também aos professores das Engenharias – especialmente Laís Pellizzer, Ricardo Floriano, Alessandra Cremasco, Eduardo Okabe, Cristiano Torezzan e Jaime Izuka – os quais permanentemente me encorajam a atuar na área deles”, afirma Luchessi. Veja neste link pesquisa interdisciplinar desenvolvida em conjunto pelo BioTech e pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Polímeros, coordenado pela Profa. Laís Pellizzer, a qual resultou em novo biomaterial para regeneração e ossos.

O Laboratório de Biotecnologia (BioTech) dedica-se ao estudo do processo de síntese proteica celular utilizando técnicas de Biologia Celular e Molecular. Recentemente, incorporou também o desenvolvimento de microalgas transgênicas visando a produção de proteínas de interesse farmacêutico, além da obtenção de biomassa de microalgas para estudos em nutrição humana.