Foto Professores Labdime

Equipe do Laboratório de Distúrbios do Metabolismo: Prof. Márcio Torsoni, Prof. Adriana Torsoni, Prof. Marciane Milanski e Profa. Letícia Ignácio

O Laboratório de Distúrbios do Metabolismo (Labdime) participará de pesquisa financiada pelo National Institutes of Health, agência governamental de pesquisa biomédica do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. O trabalho investigará a influência da obesidade materna no apetite da prole e será desenvolvido pelos coordenadores do laboratório, Profa. Adriana Torsoni e Prof. Márcio Torsoni, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Pelotas e Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

“Buscaremos estudar os mecanismos pelos quais a obesidade materna programa o desenvolvimento do hipotálamo e o aumento do apetite da prole. Iremos investigar a contribuição desse aumento na obtenção de energia para o ganho de peso rápido durante o início da vida, a fim de compreender e prevenir o desenvolvimento da obesidade infantil, o ciclo de obesidade geracional e as consequências neuropatológicas desse processo de adoecimento”, explica Adriana.

A pesquisa contará com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo. O Labdime é um dos laboratórios vinculado ao Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp, financiado com recursos Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).