logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

A doutoranda Bárbara Moreira Crisol apresentou parte de sua pesquisa no Congresso da Associação Americana de Fisiologia, que ocorreu de forma online em novembro de 2020, e teve seu trabalho premiado pela entidade científica. Bárbara é aluna da Faculdade desde a graduação em Ciências do Esporte e atualmente desenvolve seu doutorado no Laboratório de Biologia Molecular do Exercício (LABMEX), sob orientação do Prof. Eduardo Rochete Ropelle. 
 
Ela estuda os efeitos do exercício físico em excesso no organismo e na performance dos atletas. "O excesso de exercícios físicos promove aumento da dor muscular, reduz atividade locomotora, aumenta o estresse e reduz a performance durante atividade física. Olhando mais a fundo, esse excesso de exercício fisico promove uma inflamação em excesso na musculatura esquelética e causa danos ao DNA. Isso acaba ativando excessivamente uma certa proteína (designada pela sigla PARP, que significa inibidores polis da polimerase) que pode ser prejudicial para o organismo, pois o aumento de sua atividade promove a redução da atividade de outras proteínas essenciais. Meu trabalho investiga estes e outros efeitos", explica.
 
O LABMEX é um dos laboratórios vinculados ao Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da UNICAMP (do inglês Obesity and Comorbidities Research Center –OCRC), financiado com recursos Fapesp. O laboratório realiza colaborações em pesquisa com outros importantes centros nacionais e internacionais de pesquisa e desenvolve projetos de pesquisa na área de biologia molecular aplicada ao exercício físico, envolvendo aspectos relacionados ao metabolismo celular em modelos experimentais e em humanos. Em especial, o LABMEX tem investigado os efeitos do exercício físico sobre mecanismos moleculares associados a obesidade, resistência à insulina, sarcopenia, inflamação, ingestão alimentar, gasto energético, entre outros. Veja mais informações neste link. 
 
 
premiocrisol