foto 1

Veja esta e outras matérias na edição N º 24 da Revista FCA Abre Aspas

(foto tirada antes da pandemia de coronavírus)

A iniciação científica é o começo da vida de pesquisador: o aluno começa a construir seu conhecimento sobre o que é e como se faz ciência. Aprende a ler artigos científicos, formular hipóteses, construir e expor argumentos de maneira acadêmica, aprende sobre o funcionamento dos laboratórios de pesquisa, das colaborações entre pesquisadores, etc.

Para a aluna Rafaela Ramiro Cardoso, a pesquisa de iniciação científica sobre avaliação física e esporte adaptado significou também um processo de aprendizado sobre como transformar o conhecimento teórico sobre o tema em uma tecnologia assistiva para atletas com deficiência visual.

Juntamente com seu orientador, Prof. Cláudio Gobatto e outros dois membros do Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte (LAFAE) – Profa. Fúlvia Gobatto e o aluno de mestrado Guilherme Rizatto – a estudante do 4º ano de Ciências do Esporte elaborou, construiu e testou um ergômetro de corrida de percurso para atletas cegos, equipamento que permite que o esportista com perda de visão corra sem ajuda de um guia.

O invento possibilita a avaliação da capacidade física de paratletas com deficiência visual de diversas modalidades esportivas com segurança e de forma autônoma e resultou no depósito de uma patente na Unicamp. O invento pode agora receber aportes financeiros de parceiros interessados em sua produção em larga escala.

O ergômetro compreende pelo menos duas estruturas retangulares formada por duas barras verticais conectadas por uma barra horizontal. Elementos sonoros e táteis são acoplados na barra horizontal para indicar ao paratleta os limites do percurso. As estruturas retangulares são posicionadas uma de frente para a outra e espaçadas a uma determinada distância delimitando o início e o fim do percurso. A invenção ainda conta com elementos balizadores ao longo das duas estruturas retangulares auxiliando o paratleta a percorrer o percurso na direção correta.

Segundo o Prof. Cláudio Gobatto, o equipamento pode ser utilizado por clubes, associações, empresas, condomínios, poder público, ou qualquer outro agente interessado em promover inclusão e autonomia para deficientes visuais. “É um protótipo e podemos melhorá-lo ainda mais com tecnologias wireless, por exemplo”.

“Espero que este trabalho possa contribuir com o esporte adaptado”

Rafaela conta que seu interesse pelo esporte adaptado se manifestou mais concretamente durante o intercâmbio na Universidade de Coimbra. “Lá realizei uma disciplina de esporte e exercício para pessoas com deficiência e me encantei pela área. Quando voltei, comentei com o Prof. Claudio Gobatto sobre o meu desejo de ser orientada por ele em uma iniciação científica com o tema avaliação física e esporte adaptado. Imediatamente, ele acolheu a minha ideia e logo iniciamos nossa pesquisa”.

Segundo ela, o esporte paralímpico está recebendo cada vez mais notoriedade. No entanto, durante a pesquisa, foi notado que a literatura atual sobre avaliações do desempenho esportivo específico para atletas com algum tipo de deficiência, principalmente a visual, ainda é escassa e, portanto, há necessidade de mais produção de conhecimento sobre o assunto. “Acredito que o conhecimento precisa ser compartilhado. Sendo assim, espero que esse trabalho possa contribuir e que a partir dele surjam discussões com o intuito de aperfeiçoar a avaliação física voltada para esse público”.

Ciência, aliada essencial do esporte: conheça o LAFAE

As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Fisiologia Aplicada do Esporte (LAFAE) contribuem para que atletas de alto rendimento tenham o melhor desempenho possível. Através da análise e estudo das respostas fisiológicas (dos órgãos e tecidos do corpo) de esportistas submetidos a diferentes intensidades de exercício físico, os pesquisadores conseguem determinar a intensidade correta de treinamento para que cada atleta tenha um rendimento máximo, além de permitir conhecer o que faz um profissional ter bom desempenho em certa modalidade específica.

Para conhecer mais sobre as linhas de pesquisa e investigações desenvolvidas, visite o site do laboratório: https://www.lafae-unicamp.website

lafae novo