O GIES - Grupo Interdisciplinar de Estudos da Saúdecoordenado pelo filósofo e Professor João José Rodrigues Lima de Almeida,  congrega pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (filosofia, história, linguística, psicologia, nutrição, fisioterapia, etc) para investigar e discutir os conceitos de saúde, normalidade e doença.

Os encontros ocorrem na Faculdade e no Ciclo Básico II (sala PB10, campus de Barão Geraldo) e, neste segundo semestre do ano, iniciarão as atividades a partir do curso de extensão “Introdução à Filosofia da Psiquiatria”, com inscrições abertas para interessados até 26 de setembro (clique aqui).

As discussões, denominadas 'oficinas de desmontagem', ocorrem nos dias 19 e 26 de outubro e serão sobre temas psiquiátricos abordados pelo Prof. João José em publicação recente na revista Philosophy, Psychiatry, & Psychology, da Universidade Johns Hopkins. A edição de junho de 2019 é totalmente dedicada aos estudos sobre filosofia da psiquiatria desenvolvidos no Brasil. A revista é publicada desde 1994 pela Johns Hopkins University Press e é o veículo oficial da Association for the Advancement of Philosophy and Psychiatry (AAPP).