Texto e fotos: Cristiane Kämpf | Comunicação FCA Unicamp

Em 2019, a FCA Unicamp entrega à sociedade mais de 300 novos profissionais altamente qualificados nas áreas de Nutrição, Ciências do Esporte, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Administração e Administração Pública. Com as formaturas que ocorrerão no meio do ano, a Faculdade atingirá a marca de 2.500 estudantes formados.

Os alunos, agora egressos da instituição, receberam (e construíram) suas formações não somente para atender às expectativas do mercado de trabalho, mas para excedê-las, inclusive identificando e apontando novos rumos a serem seguidos para melhor atender as necessidades da sociedade. Além de comporem os melhores quadros profissionais do país, muitos alunos egressos da graduação da Faculdade se destacam na academia, através da realização de pesquisas científicas e geração de novos conhecimentos, produtos e serviços.

Quanto vale um cidadão bem formado?

Quanto vale um cidadão bem formado? Quando estão em análise os custos da universidade pública, seria preciso incluir na contabilidade algo que tem mensuração complexa e que alguns parecem fazer questão de esquecer: quanto vale para um país poder contar com cidadãos bem formados e que benefícios eles trazem para a sociedade? Com o objetivo de oferecer mais respostas concretas para esta importante pergunta, a Faculdade está fomentando a formação de uma organização estudantil de alunos egressos, cuja reunião inicial ocorreu no último sábado (dia 23) e será divulgada em outra matéria amanhã. Se você é aluno egresso da Faculdade e tem interesse em participar da organização estudantil, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para saber mais.

A importância dos alunos egressos foi também destacada no discurso do Prof. Álvaro D'Antona, no primeiro dia de formaturas, 20 de fevereiro. Confira trechos da fala do Diretor da Faculdade:

"Caros graduados,

Obrigado por terem escolhido a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Obrigado por terem enfrentado os desafios que se apresentaram desde o início. Obrigado, agora, por estarem nos deixando. Como já disse em outra ocasião, vocês me fizeram muito feliz quando chegaram aqui. Agora, me deixam mais feliz ainda.

É no momento em que vocês saem que se concretiza o sentido da docência e da própria universidade. Uma existência e sentido que se renovam anualmente, a cada ciclo de formaturas e de recepção de novos alunos. O sentimento de dever cumprido. O sentimento de dever renovado."

(...)

"Como sabem, a Universidade Pública e Gratuita sofre recorrentes ataques. No entanto, há vários indicadores e argumentos para defendê-la. O principal deles, na minha opinião está aqui. Por favor... olhem para os lados... No dia de hoje, mais uma vez, apresentamos à sociedade o resultado de um esforço coletivo transformador.

Lembrem-se do primeiro dia na FCA (todos perdidos pelos corredores). Lembrem-se de tudo o que foi necessário para que pudéssemos chegar aqui. Não se trata apenas do diploma! Testemunhamos a transformação de pessoas e a construção de uma instituição agora impregnada em nós. Espero que possam sempre se lembrar do dia de hoje. E do que a FCA significa para todos nós.

Desejo que vocês façam a diferença. Que façam sucesso; que sejam felizes. Afinal, a felicidade de vocês será a nossa alegria. O seu sucesso, o nosso êxito. A diferença que vierem a fazer, nos fará especiais. Muito obrigado!"

f2860

yyyy860