logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

rrrrr
 
Atividade de apresentação dos kits laboratoriais de ensino na Escola Castello Branco
 
Texto e fotos: Cristiane Kämpf (Comunicação FCA Unicamp)
 
 
Alunos da disciplina Biologia Celular e Molecular, sob responsabilidade do Prof. Dr. Augusto Luchessi, prepararam diversos kits laboratoriais de ensino médio e fundamental para a Escola Estadual Castello Branco, que atualmente não conta com laboratório de ciências em funcionamento. A ideia é que a atividade de montagem dos kits e manuais dos experimentos se torne atividade regular na disciplina e que todo semestre os graduandos da Unicamp apresentem e entreguem kits para escolas da cidade. “Trabalhamos durante um semestre no aperfeiçoamento e padronização dos materiais e uma das exigências é que os experimentos sejam lúdicos e abordem questões práticas e atuais. O objetivo é colaborar para a revitalização dos laboratórios da escola”, explica o Professor. Acidificação dos oceanos, digestão da lactose, identificação de corantes naturais e montagem de microscópio caseiro foram algumas das atividades propostas pelos graduandos.
 
Para o Diretor da Castello Branco, Professor Dr. Ricardo Antoniassi, o importante é que os professores poderão aproveitar as atividades em sala de aula. “A parceria com a Unicamp é muito bem-vinda – as trocas entre universidade e escola trazem benefícios para todos os envolvidos”. Simone Portella, professora de biologia e coordenadora da área de ciências da natureza, concorda. “É uma experiência nova para nossa escola, principalmente agora que nos tornamos uma escola de tempo integral. Acredito que será bastante produtivo, são ideias novas que podemos aplicar facilmente durante as aulas, com apoio do material que já está pronto e é bastante sugestivo. Será de grande auxílio no dia-a-dia da escola” 
 
Antoniassi e Luchessi escreveram projeto conjunto para edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) que apoiará financeiramente ações de interação escola-universidade e, caso consigam o recurso, pretendem investir na renovação do laboratório da escola. “A Escola Castello Branco é um laboratório de práticas extensionistas do meu laboratório de pesquisa na universidade. Frente ao sucesso da iniciativa, a ideia é atuarmos em uma escola diferente a cada semestre”, diz o Professor da Unicamp. Ele destaca ainda que buscará formas de envolver alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Manufatura nas atividades. “Desta forma poderemos trabalhar a interdisciplinaridade entre saúde e engenharia como ferramenta para inovação dos kits e torna-los ainda mais atrativos”. 
 
 
rrr2