Saulo

O aluno egresso Saulo Assis, em 2015, quando venceu o Desafio Unicamp

Texto | Cristiane Kämpf - Comunicação FCA Unicamp

Saulo Assis se formou em Gestão de Empresas (atual Administração) em 2014. Durante seu último ano de graduação, participou do Desafio Unicamp e, juntamente com sua equipe, levou o primeiro prêmio por ter desenvolvido uma plataforma que permite que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), segunda língua oficial brasileira, possa ser realizado à distância. Nesta oportunidade, pôde elaborar um plano de negócios a partir de um produto real e vivenciar de perto muitos dos desafios enfrentados por quem decide empreender. Em 2019, também como resultado de sua trajetória acadêmica, ele montou a plataforma Targg, que oferece soluções de telefonia em nuvem.

Utilizando inteligência artificial, o sistema permite que empresas criem robôs de voz para callcenters, os quais são capazes de interagir com clientes de forma mais natural, aprimorando assim os serviços de venda e pós-venda e deixando somente os casos mais complicados, que exijam interação humana, para a equipe de funcionários. As ferramentas oferecidas pela Targg também facilitam o monitoramento das ligações realizadas por equipe de funcionários que esteja em trabalho remoto e permitem que todos alimentem e compartilhem um script de vendas, tendo acesso às argumentações que mais funcionam, os termos que geram mais engajamento, as dúvidas mais recorrentes dos clientes, etc. “Todos da equipe conseguem compartilhar essas informações mesmo estando à distância. Usando inteligência artificial, o sistema permite que os funcionários utilizem as linhas de telefone da empresa mesmo a partir de suas casas e gera alertas automáticos sobre as chamadas para a gerência. Com a nossa ferramenta, conseguimos abrir a caixa preta da telefonia e conseguimos tirar muitos dados das chamadas, os denominados ‘people analytics’. Mesmo após o término da ligação, o atendente passa por uma avaliação do cliente e se ele não estiver satisfeito, a ligação será passada para outro atendente, para que o cliente não desligue sem a solução do problema. Há também uma funcionalidade que permite agendar uma hora para que o cliente receba o retorno da ligação e não precise ficar na fila de atendimento”, explica Saulo.

O aluno egresso também cursou o Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura, sob orientação do Prof. Anibal Azevedo. Em 2015, a dupla ganhou pela segunda vez o prêmio nacional Simula Brasil, com projeto que simulou a linha de produção de uma fábrica de equipamentos industriais para identificar oportunidades de redução de custos, melhoria de processos, solução de gargalos e layout de fábrica.

“Um dos valores que FCA me ensinou foi a importância da interdisciplinaridade para resolver os problemas atuais, que são complexos e multifatoriais. É muito importante que qualquer equipe tenha competências que podem se complementar, pessoas com formações diferentes e que, portanto, podem analisar o problema de diferentes pontos de vista e ampliar as possibilidades de solução. Na Faculdade, aprendi também que não basta estudar apenas as ferramentas da administração, é fundamental entender o contexto que vivemos, a sociedade, os problemas atuais e desenvolver o senso crítico”.